O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand anunciou seis exposições para este ano, que tem “Histórias das mulheres, histórias feministas” como tema. A agenda ainda conta com seminários, palestras, oficinas, filmes e mais.

Um dos principais museus brasileiros e paulistanos, o MASP anunciou a sua programação oficial para 2019. Com inspiração em movimentos que afirmam a importância das mulheres artistas e de suas obras, como a fundação da parisiense Union des femmes peintres et sculpteurs, em 1881, e o #MeToo, o eixo temático deste ano será “Histórias das mulheres, histórias feministas”.

 

“A programação se une a essa rede de esforços que questionam os valores de gênero dentro da história da arte e celebram as histórias e os trabalhos de mulheres que, de modo deliberado ou não, foram ignoradas ao longo dos séculos”, o museu explicou.

Vendedora de flores, 1947, Óleo sobre tela, 100,5 x 65 cm, Doação Orandi Momesso, 2015, Acervo Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, Foto Eduardo Ortega

Por enquanto, seis monográficas de artistas mulheres já estão confirmadas, com Tarsila do Amaral, Lina Bo Bardi, Djanira da Motta e Silva, Gego, Leonor Antunes, e Anna Bella Geiger. Também foram organizados dois seminários: “Histórias das mulheres, histórias feministas”, que acontece em fevereiro, e “Histórias feministas, mulheres radicais”, marcada para novembro em parceria com a Pinacoteca. A agenda ainda conta com atividades como palestras, oficinas e filmes.

Vista da exposição _Acervo em transformação- Tate no MASP_. foto- Eduardo Ortega

Há três anos o MASP escolhe eixos temáticos anuais para nortear sua programação. Nos anos passados, eles foram: “Histórias da infância” (2016), “Histórias da sexualidade” (2017) e “Histórias afro-atlânticas” (2018), que teve um recorde de 180 mil visitantes.

Confira a programação de 2019:

 

Djanira: a memória de seu povo

Quando: de março a maio

Curadoria: Isabella Rjeille, curadora-assistente, MASP, e Rodrigo Moura, curador-adjunto de arte brasileira, MASP

 

Tarsila Popular

Quando: abril a julho

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP, e Fernando Oliva, curador, MASP

 

Lina Bo Bardi: Habitat

Quando: abril a julho

Curadoria: José Esparza Chong Cuy, curador, Museum of Contemporary Art Chicago (MCA), Julieta González, diretora artística, Museo Jumex, Cidade do México, e Tomás Toledo, curador-chefe, MASP

 

Histórias das mulheres, histórias feministas

Quando: agosto a novembro

Curadoria: Isabella Rjeille e Mariana Leme, curadoras-assistentes, e Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias

 

Anna Bella Geiger (título a confirmar)

Quando: novembro a março de 2020

Curadoria: Adriano Pedrosa, diretor artístico, e Tomás Toledo, curador-chefe

 

Leonor Antunes (título a confirmar)

Quando: dezembro a março de 2020

Curadoria: Amanda Carneiro

 

Gego (título a confirmar)

Quando: dezembro a março de 2020

Curadoria: Pablo Léon de La Barra, curador-adjunto de arte latino-americana, MASP, Julieta González, diretora artística, Museo Jumex, Cidade do México, e Tanya Barson, curadora-chefe, Museu d’Art Contemporani de Barcelona (MACBA)

 

https://masp.org.br

 

https://www.facebook.com/notes/masp-museu-de-arte-de-s%C3%A3o-paulo-assis-chateaubriand/masp-anuncia-a-programa%C3%A7%C3%A3o-2019/10156161928621025/