Fizemos passeios muito legais em Curitiba. O primeiro deles foi à Torre Panorâmica. Ela funciona de terça a domingo, das 10h às 19h e custa R$ 6,00 para entrar. De lá, dá pra ter uma visão 360° da cidade, linda! Ainda mais se tiver um dia com sol, como quando fomos. Ela foi construída em 1991 pela estatal Telepar e, devido à privatização do setor de telecomunicações, já pertenceu à Brasil Telecom e, hoje é administrada pela Oi. É a única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação.

Torre Panorâmica
Vista 360º
Pedro e Henrique

Saiba mais: www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/torre-panoramica/80

No dia seguinte, visitamos o grande cartão de visitas da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba. Em 2007, foi o monumento mais votado numa eleição para escolha das Sete Maravilhas do Brasil, promovida pelo site Mapa-Mundi. Inaugurado em 1991, seu nome oficial (Jardim Botânico Francisca Richbieter) é uma homenagem à urbanista Francisca Richbieter, uma das pioneiras no trabalho de planejamento urbano da capital paranaense. O jardim, inspirado nos jardins franceses, conta com várias espécies vegetais brasileiras e de outros países espalhadas por alamedas e estufas de ferro e vidro. A principal delas possui três abóbadas no estilo Art Nouveau e teve inspiração no Palácio de Cristal de Londres. Funciona todos os dias, das 6h às 19h30.

Saiba mais: www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/jardim-botanico/1674

Depois, fomos ao Museu Oscar Niemeyer (MON), com foco nas artes visuais, arquitetura e design. Pela sua grandiosidade e beleza e pela importância do acervo, a instituição tem projeção nacional e internacional. O primeiro prédio foi construído em 1967 por Niemeyer para funcionar como um Instituto de Educação. Este edifício possui o segundo maior vão livre do Brasil, com 65 metros. Em 2002, o arquiteto projetou um anexo, conhecido como Olho, e o complexo ganhou a função de museu. Os edifícios são conectados por um túnel. Entre as exposições fixas e itinerantes, há um espaço todinho dedicado à vida e obra de Oscar Niemeyer. O ingresso custa R$ 20,00 e crianças menores de 12 anos não pagam.

Café MON

Saiba mais: www.museuoscarniemeyer.org.br

Para finalizar o sábado, fomos apreciar o pôr do sol no Parque Tanguá, que ocupa uma área de 235 mil m², com dois lagos e um túnel artificial. O parque garante a preservação da bacia norte do rio Barigüi, já que está situado próximo a sua nascente. E conta com ciclovia, pista de corrida, lanchonete e dois estacionamentos. Está aberto todos os dias das 8h às 18h.

Saiba mais: www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/parques-e-bosques-parque-tangua/318

No domingo, fomos visitar a UNILIVRE – Universidade Livre do Meio Ambiente. É um lugar impressionante, para se conectar com a natureza! Ela foi fundada em 1991, no Dia Nacional do Meio Ambiente (05 de junho), inicialmente como uma unidade da Prefeitura Municipal destinada a disseminar práticas, conhecimentos e experiências relacionadas às questões ambientais, discutindo os problemas e as possíveis soluções relacionadas ao crescimento desordenado das cidades. Naquele período, Curitiba passou a ser reconhecida como capital ecológica e a UNILIVRE tinha como missão repassar à comunidade experiências relacionadas às questões ambientais para criar e consolidar no cidadão uma postura ambientalmente correta, como forma de aprimoramento da qualidade de vida global. A inauguração contou com a presença do oceanógrafo e cientista marítimo francês Jacques Cousteau, um dos maiores defensores mundiais do meio ambiente, que enfatizou em seu discurso, que “a preservação ambiental é um dever da coletividade, portanto, todos devem ter acesso às informações necessárias para concretizá-la”, ao se referir à UNILIVRE. Hoje, a Universidade é qualificada pelo Ministério da Justiça como uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público, voltada para o Desenvolvimento Sustentável Urbano e a melhoria da qualidade de vida urbana. As salas de aula são todas de vidro e rodeadas por paisagens maravilhosas!

Saiba mais: www.unilivre.org.br

Também deu tempo de visitar a Ópera de Arame, outro ponto turístico bastante famoso em Curitiba. Ela foi construída em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. O projeto é do arquiteto Domingos Bongestabs, professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, e também autor do projeto da UNILIVRE. Tem capacidade para mais de 1500 espectadores e um palco de 400 m² destinado a apresentações artísticas e culturais. No subsolo tem um restaurante enorme e delícia!

Saiba mais: www.turismo.curitiba.pr.gov.br/conteudo/opera-de-arame/1611