Intercâmbio entre designers renomados e artesões locais de 26 a 29 de outubro em Minas Gerais.

 

Tiradentes, assim como todo o estado de Minas, tem uma grande vocação para o design e artesanato. O nosso Brasil é tão rico de recursos naturais quanto de talento. Os mineiros são artesãos habilidosos, que pintam, tecem, bordam, esculpem em pedras, talham madeira, trabalham com o ferro, renovam materiais de demolição e dão novos usos e significados para outros tantos. Foi neste ambiente que nasceu a Semana Criativa de Tiradentes, um evento anual que reunirá talentos de todo o país, de 26 a 29 de outubro, para trocar conhecimento, discutir, produzir, fomentar a economia criativa e estimular o empreendedorismo. Se você está no eixo Rio-São Paulo e se interesse pelo que tem sido feito em outros estados brasileiros, aqui é um bom começo para as suas pesquisas!

O festival tem uma importante missão: promover o intercâmbio de conhecimento entre o contemporâneo e o tradicional para levar renovação e frescor para o artesanato local. E principalmente resgatar tradições e valorizar o design de raiz. Por isso, seis renomados designers brasileiros foram convidados a cocriar ao lado de cinco artesãos locais antes da realização da Semana Criativa. Este coletivo fará duas imersões com duração de uma semana cada com a proposta de trocar conhecimento e produzir móveis ou objetos que, posteriormente, serão apresentados durante o evento. A expectativa é que os artesãos multipliquem os conhecimentos que adquiriram durante o processo em suas comunidades, engajando mais pessoas para as próximas edições.

“A Semana Criativa é dividida em vários módulos, que incluem, além do laboratório de designers com artesãos locais para que troquem conhecimento e produzam juntos; palestras e bate-papos sobre criatividade, empreendedorismo, design e artesanato de tradição; workshops de ‘DIY’ – Do it Yourself -; para engajar as pessoas que não têm relação com design; e até um ‘agulhaço’ que vai acontecer dentro de uma igreja histórica e ganhar a praça principal da cidade, onde vamos unir tricoteiros, crocheteiros e bordadeiros para trabalharem juntos”, explica Simone Quintas, idealizadora do Festival.

Guilherme Leite, Daniela Karam, Paulo Alves, Rondinelly, Wagner, Maria Fernanda, Expedito, Dna Lilia Maria, Andre e João Bertholini

 

Serviço:

O evento vai acontecer de 26 a 29 de Outubro de 2017.

Endereço: SESI Centro Cultural Yves Alves (R. Direita, 168, Centro Histórico, Tiradentes), Minas Gerais.

Entrada franca (vagas limitadas e preenchidas por ordem de chegada).

Programação:  http://semanacriativadetiradentes.com.br/index.php/programacao/