Saber as funções dos dispositivos modulares – disjuntor, DR e DPS – é tão importante quanto pagar a conta de luz

Apartamento 203 Transforma reforma monstrinho living
Julia Ribeiro

Você sabia que, em 2019, 56% dos acidentes de origem elétrica foram choques, 39% incêndios por sobrecarga e 5% descargas atmosféricas*? 

Se você não tem certeza se tomou e toma as precauções necessárias para evitar os danos elétricos, criamos – a convite da Schneider Electric – um guia rápido e tecnológico para ajudar. 

O que é o disjuntor, o DR e o DPS?

Schneider Electric Easy9 disjuntor DR DPS
Schneider Electric

Disjuntor

Vamos começar com o mais conhecido: o disjuntor é responsável por proteger o cabo elétrico quando o quadro de luz é sobrecarregado. O sinal mais comum – e o mais inconveniente – é quando a água fica gelada no meio do banho. A boa notícia é que se isso aconteceu e a luz voltou, o disjuntor está fazendo seu trabalho.

DR (interruptor diferencial residual)

Para evitar os choques, o seu melhor amigo é o DR (interruptor diferencial residual). Ele é super importante porque os choques podem, sim, ser evitados. Além disso, é um cuidado extra quando falamos de bebês, crianças e pets.

DPS (dispositivo de proteção contra surtos)

Já na área de proteção de dispositivos, como geladeira, TV, celular e tablet, você vai querer um DPS (dispositivo de proteção contra surtos). Os raios (descargas atmosféricas) têm o poder de danificar os eletroeletrônicos de casa, especialmente durante a temporada de chuva, quando a incidência desses acidentes aumenta consideravelmente. 

Ele atua detectando e desviando sobretensões transitórias na rede elétrica para o sistema de aterramento, e também é uma ferramenta de prevenção contra incêndio.

 

Agora que você já sabe o que precisa, é só deixar o resto com um profissional qualificado e aproveitar o conforto e a segurança em casa. Ah, também vale dar uma olhada na linha Easy9, da Schneider Electric.

*Os dados são da Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade (Abracopel)

 

Veja também:

8 dicas para tornar seus projetos mais sustentáveis

Japan House apresenta Windowology, um estudo de janelas no Japão

Qual o tamanho de mesa ideal para você?