Décor modernista, minimalismo, cores intensas, vistas lindas e arquitetura marcante são algumas das características destes espaços

Dezeen Top Hotels 2020 Birch
Adam Firman

Como parte da retrospectiva que fazem todos os anos, o Dezeen escolheu os 10 melhores hotéis de 2020. Com os mais diferentes estilos, que vão do minimalismo aos tons vibrantes, estes endereços podem ser encontrados na Grécia, Bali, México, Portugal, Estados Unidos, França, Israel, Chile e Reino Unido. 

Confira:

Saint Hotel, na Grécia, por Kapsimalis Architects

Dezeen Top Hotels 2020 Saint Hotel
Giorgos Sfakianakis

O Kapsimalis Architects escavou uma encosta rochosa em Santorini para criar as suítes do Saint Hotel em forma de caverna, que oferecem vistas panorâmicas do oceano.

Dezeen Top Hotels 2020 Saint Hotel
Giorgos Sfakianakis

As superfícies dos quartos – e a maioria dos móveis – foram pintadas de branco, imitando as fachadas claras das casas que aparecem ao longo da costa da ilha.

 

The Tiing, em Bali, por Nic Brunsdon

Dezeen Top Hotels 2020 The Tiing
Ben Hosking

O contraste das paredes de concreto com o bambu de origem local aparece em todo o The Tiing, um hotel boutique na costa norte de Bali. Cada um dos 14 quartos tem forma de funil, o que significa que as linhas de visão são direcionadas para a selva balinesa em uma direção e para o oceano na outra.

Dezeen Top Hotels 2020 The Tiing
Ben Hosking

Essas características acabaram levando o hotel ao primeiro lugar na categoria de edifício de hospitalidade do Prêmio Dezeen deste ano, com os jurados admirando sua “forte conexão com o ambiente imediato”.

 

Círculo Mexicano, no México, por Ambrosi Etchegaray

Dezeen Top Hotels 2020 Círculo Mexicano
Sergio López courtesy of Grupo Habita

A estética minimalista deste hotel na Cidade do México baseia-se nos costumes dos Shakers, uma seita cristã conhecida por seu modo de vida ultra-austero.

Dezeen Top Hotels 2020 Círculo Mexicano
Sergio López courtesy of Grupo Habita

Dentro de cada uma das suítes pintadas de branco, há apenas alguns pedestais robustos que sustentam a cama e os armários. A decoração é restrita a trilhos fixados na parede, dos quais caixas, espelhos e cadeiras de madeira com moldura clara foram suspensas.

 

Canine and Feline Hotel, em Portugal, por Raulino Silva Arquitecto

Dezeen Top Hotels 2020 Canine and Feline Hotel
João Morgado

Os donos de animais que saem de férias podem deixar os seus amigos peludos de quatro patas neste hotel situado no terreno de uma antiga vinha,  de autoria de Raulino Silva Arquitecto.

Dezeen Top Hotels 2020 Canine and Feline Hotel
João Morgado

Quando os cães e gatos não estão perambulando pela propriedade, sendo mimados na sala de tosa ou dando um mergulho na piscina, eles podem se retirar para seus quartos modernos – que foram desenhados em blocos separados para que as diferentes espécies não incomodem entre si.

 

Santa Monica Proper, nos Estados Unidos, por Kelly Wearstler

Dezeen Top Hotels 2020 Santa Monica Proper
Mathieu Salvaing

A designer de interiores Kelly Wearstler diz que há “muitas anomalias realmente grandes” nos quartos do Santa Monica Proper, que foi decorado com uma mistura incompatível de móveis vintage.

Dezeen Top Hotels 2020 Santa Monica Proper
Mathieu Salvaing

Muitos dos detalhes do hotel – que também tem um restaurante e piscina na cobertura – refletem a paisagem praiana da Califórnia. Isso inclui a recepção do lobby, que é estriada como uma concha, e as cabeceiras de cama curvas nas suítes, que lembram um sol que se põe.

 

Monte Uzulu, no México, por Taller Lu’um e At-te

Dezeen Top Hotels 2020 Monte Uzulu
Elke Frotscher

Uma densa selva de árvores rodeia este boutique hotel em Oaxaca, que se ergue numa encosta arenosa com vista para o Oceano Pacífico.

Dezeen Top Hotels 2020 Monte Uzulu
Elke Frotscher

Os estúdios de arquitetura Taller Lu’um e At-te tiraram proveito dessa paisagem exuberante para projetar os interiores, onde aplicaram uma variedade de materiais naturais de origem local. Por exemplo, as paredes das suítes foram lavadas com terra e cal, enquanto o telhado foi coberto com folhas de palmeira secas.

 

Hotel Les Deux Gares, na França, por Luke Edward Hall

Dezeen Top Hotels 2020 Hotel Les Deux Gares
Benoit Linero

Luke Edward Hall ofereceu uma lição de maximalismo com o interior corajosamente conflitante do Hotel Les Deux Gares, que foi projetado para ser uma reminiscência da Paris do velho mundo.

Dezeen Top Hotels 2020 Hotel Les Deux Gares
Benoit Linero

Carpetes geométricos e cabeceiras listradas estão presentes nos 40 quartos de hóspedes do andar de cima, enquanto o saguão do andar de baixo possui papel de parede colorido, sofás com estampa de leopardo e retratos pintados à mão.

“Eu realmente queria que este espaço fosse acima de tudo alegre, acolhedor e vivo, clássico, mas um pouco maluco ao mesmo tempo”, disse Hall.

 

Six Senses Shaharut, em Israel, por Plesner Architects

Dezeen Top Hotels 2020 Six Senses Shaharut
Assaf Pinchuk

A materialidade deste hotel no deserto de Negev, em Israel, remete a estruturas construídas pela tribo nômade nabateia, que se estabeleceu na área há mais de dois mil anos.

Dezeen Top Hotels 2020 Six Senses Shaharut
Assaf Pinchuk

Calcário e sílex escavados localmente foram usados para o exterior do edifício, enquanto paredes de gesso lisas aparecem no interior dos quartos – alguns dos quais incluem piscina privativa.

 

Aka Patagonia, no Chile, por Larrou

Dezeen Top Hotels 2020 Aka Patagonia
Fernanda Del Villar

Um conjunto de seis cabanas de madeira de lenga forma este hotel em Puerto Natales, uma cidade portuária chilena no sul da Patagônia. A frente das cabines não tem janelas, mas as elevações traseiras são inseridas com painéis de vidro expansivos para que os hóspedes possam desfrutar da vista de um canal próximo e de campos pontilhados de ovelhas pastando.

Dezeen Top Hotels 2020 Aka Patagonia
Fernanda Del Villar

“Aka Patagônia é uma homenagem à paisagem”, explica Larrou, “o espaço foi pensado para que os hóspedes possam vivenciar o fluxo contínuo da natureza, por dentro e por fora”.

 

Birch, no Reino Unido, por Red Deer

Dezeen Top Hotels 2020 Birch
Adam Firman

Uma mansão do século 18 em Hertfordshire agora abriga o hotel Birch, onde Red Deer trabalhou para criar um novo conceito de luxo.

Dezeen Top Hotels 2020 Birch
Adam Firman

Para evitar o “desperdício” de espaços de hospitalidade sofisticados, o estúdio de design deixou grande parte do edifício intocado e preservou quase todos os detalhes de sua decoração original – as áreas de hóspedes comuns ostentam boiserie de madeira, cornijas de teto ornamentadas ou tábuas desgastadas pelo tempo.

 

Veja também:

Pássaros paulistanos homenageiam a cidade e estampam o Itaú Cultural

As diferentes embalagens e sua importância na cultura nipônica

Dezeen Awards 2020: os melhores projetos de interiores do ano