Uma das principais tendências do ano, o estilo é um mix da estética escandinava com o design japonês

Japandi Daytrip
Jake Curtis & Elliot Sheppard

Você com certeza já ouviu falar do Japandi, tendência de decor que une o minimalismo japonês com o conforto do estilo escandinavo – de acordo com o Pinterest, o Japandi teve 100% de aumento ano após ano!

Para dar ainda mais inspiração, o Dezeen selecionou 7 ambientes que combinam as duas influências na decoração. Confira:

Archipelago House, por Norm Architects, na Suécia

Japandi Archipelago House
Jonas Bjerre-Poulsen/Norm Architects

A Archipelago House é uma casa de temporada revestida de pinho que foi projetada para incorporar a estética sueca e japonesa, um tema que fica mais claro na sala de estar de pé-direito duplo.

Aqui, os proprietários podem relaxar em móveis que a Norm Architects projetou em conjunto com o Karimoku Case Study – a marca irmã do fabricante japonês Karimoku.

 

A Quiet Reflection show, por Ariake, na Suécia

Japandi Ariake
Ariake

Uma exposição do produtor de móveis japonês Ariake na Stockholm Design Week mostrou os móveis de madeira da marca, que foram projetados em colaboração com vários designers de todo o mundo.

Situado na dilapidada ex-embaixada mexicana em Estocolmo, as linhas simples da mobília se destacavam contra as paredes em ruínas e tetos de estuque, criando uma mistura de textura e cor e uma apreciação pelo artesanato antigo que personifica o Japandi com perfeição.

 

Pantechnicon, por Farrells, no Reino Unido

Japandi Pantechnicon
Farrells

Pantechnicon, localizado em um edifício do século 19 no bairro de Belgravia, em Londres, é o lar de lojas e restaurantes que se concentram na cultura japonesa e nórdica. Os inquilinos incluem um café da gravadora cult franco-japonesa Kitsuné e um restaurante nórdico chamado Eldr.

Enquanto os interiores do Pantechnicon são reduzidos, muitos detalhes em madeira dão ao espaço uma sensação convidativa, e luzes como lanternas e plantas verdes foram adicionadas para suavizar a estética minimalista.

 

Upstate New York Home, por Magdalena Keck nos Estados Unidos

Japandi Upstate New York Home
Jeff Cate

Uma família com herança japonesa e americana mora nesta casa nas montanhas Catskill, que tem um interior que se baseia em ambas as origens e adiciona muito estilo escandinavo.

Na sala de estar de plano aberto, sala de jantar e cozinha, uma mesa e cadeiras do designer dinamarquês Finn Juhl compartilham os holofotes com a cerâmica japonesa e os tapetes tecidos de Tóquio. O design de meados do século e o artesanato americano também estão presentes na casa, equilibrando o minimalismo japonês.

 

Izumi, por Pan-Projects e Mok Architects, na Dinamarca

Japandi Izumi
Yuta Sawamura

Um restaurante japonês em Copenhague é o cenário perfeito para um estilo de interior que mistura as duas culturas. Izumi, no subúrbio de Charlottenlund da cidade, baseia-se em ambos os interiores de restaurantes japoneses, com telas translúcidas que fazem referência a portas de correr de papel tradicionais, e design escandinavo.

“O Japão e os países nórdicos têm uma rica história de interações culturais”, explicaram os fundadores da Pan-Projects, Yurioko Yaga e Kazumasa Takada. “Especialmente no campo do design, existem muitos exemplos que estão originalmente enraizados na cultura japonesa, mas desenvolvidos exclusivamente na região nórdica.”

 

K5 Tokyo Hotel, por Claesson Koivisto Rune, no Japão

Japandi K5 Tokyo
Yikin Hyo

Um prédio de banco, bombardeado durante a segunda guerra mundial, foi transformado em um hotel boutique pelo estúdio sueco Claesson Koivisto Rune em Tóquio. O estúdio criou um estilo de interior mais aconchegante do que normalmente associado ao Japandi, usando detalhes táteis e tons saturados.

Cortinas azuis finas evocam a arte tradicional do tingimento índigo japonês, ou aizome, enquanto as divisórias de madeira resistentes combinam com o design moderno escandinavo de meados do século. O estúdio baseou o interior do K5 em torno da noção japonesa de “aimai”, que é usada para descrever coisas que são ambíguas ou pouco claras.

 

Powerscroft Road townhouse, por Daytrip, no Reino Unido

Japandi Daytrip
Jake Curtis & Elliot Sheppard

Parte da renovação e expansão desta casa geminada em Londres, a Daytrip usou paredes caiadas de cal e pisos de concreto polido para criar uma “casa calma e serena”.

A influência escandinava pode ser vista nos detalhes aconchegantes de madeira usados em todo o apartamento – como na sala de jantar, onde a cadeira de madeira escura complementa a mesa delicada sob a janela – enquanto elegantes luminárias adicionam um toque do Leste Asiático.

 

 

Veja também:

Mesa Posta 203: conheça nosso primeiro curso!

A fazenda sustentável de Ashton Kutcher e Mila Kunis em LA

8 restaurantes assinados por decoradores das celebridades