A publicação inglesa elegeu os vencedores nas categorias casa, apartamento, restaurante, bar, hotel, escritório, lojas e mais 

Dezeen Awards 2020 smart zendo
Dezeen

Um restaurante japonês no México, um hotel cápsula na China, uma vinícola na Áustria, um estúdio de ioga na Tailândia, e um apartamento na Espanha são alguns dos 12 projetos de interiores selecionados pelo Dezeen Awards 2020

Os vencedores foram escolhidos entre as 1374 inscrições de todo o mundo por um júri composto por 25 profissionais da área, como os designers Rafael de Cardenas, Victoriya Yakusha (da Yakisha Design), Alex Mok (da Linehouse), Seyhan Özdemir (do estúdio Autobahn), e Ambrish Arora (do Studio Lotus).

Conheça os projetos abaixo:

Casa do ano: Bismarck House, por Andrew Burges Architects e David Harrison & Karen McCartney

Dezeen Awards 2020 bismarck house
Dezeen

Este projeto é uma casa geminada localizada dentro da área urbana apertada ao redor da praia de Bondi em Sydney. O projeto explora a relação entre casa, jardim e domínio público ao longo de uma estrada urbana arenosa que delimita o local imediato.

Dezeen Awards 2020 bismarck house
Dezeen

Os juízes do júri principal de interiores afirmaram que “a relação entre a casa e o estado da rua urbana é sublimemente orquestrada e a coleção variada de matérias-primas cria aconchego e curiosidade em todos os ambientes”.

 

Interior do ano (pequeno): Smart Zendo, por Sim-Plex Design Studio

Dezeen Awards 2020 smart zendo
Dezeen

O Sim-Plex Design Studio converteu uma área de dois quartos em uma casa de quatro quartos em Hong Kong. 

Dezeen Awards 2020 smart zendo
Dezeen

Os juízes disseram que este projeto tem “detalhes inteligentes de design” e que alcança uma “sensação de conforto e luxo em um espaço desafiador e altamente funcional”.

 

Apartamento do ano: La Nave, por Nomos

Dezeen Awards 2020 la nave
Dezeen

Esta antiga gráfica foi transformada em uma residência na Espanha. La Nave é a transformação de um espaço industrial em um lugar de vida, que se dá em uma sequência contínua, com pouquíssima diferença entre trabalho e lazer familiar.

Dezeen Awards 2020 la nave
Dezeen

“A intervenção simples e frugal é inventiva, convertendo o que é um casco relativamente pouco notável em um espaço de vida que detém o potencial para encontros deliciosos e inesperados com luz, privacidade e vistas”, disseram os juízes. “Este projeto aborda questões socioambientais na reforma de um espaço existente”.

 

Restaurante do ano: Tori Tori Santa Fe, por Esrawe Studio

Dezeen Awards 2020 toritori santa fe
Dezeen

Tori Tori Santa Fe é um restaurante japonês com estrutura cilíndrica de carvalho e interiores escuros na Cidade do México. A sutileza e a sobriedade do artesanato japonês e seus artesãos qualificados marcaram o interior do restaurante.

Dezeen Awards 2020 toritori santa fe
Dezeen

“O contraste com os materiais mais escuros e moderados permite que a madeira se destaque de uma forma muito poderosa”, disseram os juízes. “A forma abstrata do arsenal japonês é executada de forma inteligente e sem esforço, com uma sensação de peculiaridade”.

 

Bar do ano: A Secret Bar in a Lively Downtown, por Atelier XY

Dezeen Awards 2020 a secret bar
Dezeen

O Atelier Xy criou um bar secreto que apresenta uma coleção de insetos em âmbar em Xangai, China. O resultado é um diálogo de funções espaciais complementando os requisitos operacionais.

Dezeen Awards 2020 a secret bar
Dezeen

“Este projeto mostra a narrativa de um bar secreto com peculiaridades e elementos inesperados”, disseram os jurados. “A penumbra é muito bem feita, principalmente em conjunto com a paleta de materiais”.

 

Hotel do ano (e projeto de interiores do ano): Capsule Hostel and Bookstore, por Atelier Tao+C

Dezeen Awards 2020 capsule hostel and bookstore
Dezeen

Este hotel cápsula e livraria projetado pelo Atelier Tao + C está rodeado por montanhas na província de Zhejiang, na China. A pousada, que está localizada em uma pequena aldeia, foi construída dentro de uma antiga estrutura de taipa que recebeu uma extensão de empena envidraçada.

Dezeen Awards 2020 capsule hostel and bookstore
Dezeen

“Arquitetonicamente, ele funciona com o prédio e a vila existentes de uma forma muito inteligente com a extensão translúcida brilhante”, disseram os juízes do júri principal de interiores. “A resolução das próprias cápsulas dentro das estantes é bem trabalhada e meticulosa”.

 

Escritório do ano (grande): Weinmanufaktur Clemens Strobl, por Destilat Design Studio

Dezeen Awards 2020 weinmanufaktur
Dezeen

Weinmanufaktur Clemens Strobl é uma vinícola com áreas residenciais e uma casa de banhos localizada na Áustria. A vinícola Clemens Strobl – a peça central do conjunto arquitetônico histórico da propriedade Wagram – é caracterizada por seu design claro.

Apresenta adega abobadada, sala de provas, cozinha e contém gabinetes que formam massivos corpos espaciais, que se entrelaçam na estrutura arquitectônica, definem limites espaciais e assumem funções diversas.

Dezeen Awards 2020 weinmanufaktur
Dezeen

“Incorporando elementos que não são sinônimos de um escritório típico – como uma sala de degustação e uma adega – este projeto não decepciona”, disseram os jurados durante a sessão do júri. “A paleta e os tons suaves criam uma sensação monástica ao espaço onde o foco está todo no próprio vinho e na sua produção”.

 

Escritório do ano (pequeno): CODO, por Loftwork and Shuhei Goto Architects

Dezeen Awards 2020 codo
Dezeen

O CODO é uma antiga sala de palestras que foi convertida em um espaço de trabalho, de reunião e de eventos de lazer. O salão tinha sido originalmente utilizado para eventos internos e o estúdio adaptou-o em um espaço que permite a livre circulação das pessoas.

Dezeen Awards 2020 codo
Dezeen

O espaço existente foi utilizado em todas as direções, e degraus em forma de caixa foram empilhados em uma formação escalonada ao longo da periferia da sala, o que deixou um amplo espaço no centro. Isso criou um novo “senso de distância” e fez dele um espaço multifuncional.

Os juízes disseram que “esta é uma abordagem interessante para o co-working socialmente distanciado”. Eles também disseram que “o projeto é espacialmente intrigante e também impecavelmente detalhado”.

 

Loja do ano (grande): The Webster, por Adjaye Associates

Dezeen Awards 2020 the webster
Dezeen

O Webster é um edifício curvo de concreto tingido de rosa projetado para a loja de luxo The Webster’s em Los Angeles. É um novo empreendimento de varejo de mil metros quadrados adjacente ao Los Angeles Beverly Center. O empreendimento estabelece um novo espaço público, com uma parede de arte digital que apresentará obras de multimídia feitas sob medida.

Dezeen Awards 2020 the webster
Dezeen

Os juízes disseram que este projeto é “algo completamente fresco e novo, desde as formas curvas e planas até a cor do concreto”. “Combinado com os efeitos de iluminação dentro dos volumes, cria um ambiente sublime”.

 

Loja do ano (pequena): Glossier Seattle, por Glossier

Dezeen Awards 2020 glossier
Dezeen

A Glossier se uniu à paisagista Lily Kwong para criar um espaço temporário de varejo em Seattle. A loja pop-up foi projetada de acordo com a paisagem natural da cidade e foi projetada para o envolvimento e a conexão da comunidade.

O espaço reúne elementos industriais, com colinas semelhantes a prados cheias de flores de origem local para criar uma experiência de compra envolvente e centrada na comunidade, que por sua vez serviu como uma personificação de Glossier na vida real.

Dezeen Awards 2020 glossier
Dezeen

“A narrativa e a conexão com a área local são adoráveis e é um projeto muito bem executado”, disseram os jurados. “Introduz uma dimensão extra à noção de varejo ao servir como uma instalação de arte com raízes comunitárias”.

 

Espaço de lazer e bem-estar do ano: Vikasa, por Enter Projects Asia

Dezeen Awards 2020 vikasa
Dezeen

Vikasa é um estúdio de ioga composto por uma série de cápsulas de ioga de forma livre na Tailândia. Enter Projects Asia fundiu a tecnologia 3D com artes e ofícios regionais tailandeses para fornecer espaços contemplativos baseados na natureza a um estúdio no coração de Bangkok.

Dezeen Awards 2020 vikasa
Dezeen

“O meio sustentável de cana artesanal como material primário, para tecer uma narrativa espacial, é inteligente e significativo para o contexto da região e do programa”, comentaram os juízes. “O bambu e a madeira são habilmente manipulados de forma macia e orgânica, para imitar o fluxo do corpo”.

 

Espaço cívico e cultural do ano: MuseumLab, por KoningEizenberg Architecture

Dezeen Awards 2020 museum lab
Dezeen

O MuseumLab é um museu infantil em Pittsburgh que fica no antigo prédio da biblioteca Carnegie em Pittsburgh, atingida por um raio que a deixou em ruínas. O estúdio baseou-se no uso anterior do edifício e no legado de inovação educacional e o acesso foi revivido por meio do museu, que agora oferece programas experimentais de arte e tecnologia para jovens, uma escola secundária e espaço para eventos comunitários.

Dezeen Awards 2020 museum lab
Dezeen

“Uma abordagem de design maravilhosamente articulada e resolvida vira de cabeça para baixo um desafio técnico e orçamentário e tem sucesso – superando o que o projeto se propõe a alcançar”, disseram os juízes. “O foco no usuário final é evidente, assim como o esforço colaborativo que foi necessário”.

 

 

Veja também:

Dez casas ecológicas para viver fora da rede

Este console para o sofá vai mudar a sua vida

Retrospectiva 2020 do Apartamento 203