Estas casas e apartamentos têm diferentes estilos, tamanhos e propostas

Kew Residence Melbourne John Wardle Architects
Kew Residence. Trevor Mein/Sharyn Cairns/John Wardle Architects

Depois dos melhores projetos de interiores do ano e dos 10 melhores hotéis de 2020, trouxemos mais uma retrospectiva e seleção do Dezeen, com as melhores casas e apartamentos de 2020Com diferentes estilos, tamanhos e propostas, os projetos incluem uma casa rústica na França rural e um apartamento multicolorido em Tóquio.

Confira:

1. MA House, França, por Timothee Mercier

Ma House Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Simone Bossi/Dezeen

Esta moradia, que o arquitecto Timothee Mercier construiu para os seus pais, pretende ser esteticamente harmoniosa com a paisagem rural de Vaucluse, França.

No interior, há paredes caiadas de branco e apenas alguns móveis rústicos, que Mercier encontrou em mercados de pulga parisienses ou mandou fazer sob medida.

“Decidi desde o início infundir na casa as qualidades monásticas do ambiente”, disse ele a Dezeen. “[A casa] tinha que ser um espetáculo, mas discreto.”

 

2. House V, na Eslováquia, por Martin Skoček

House V Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Matej Hakár/Dezeen

Tijolos recuperados das ruínas de uma propriedade de 80 anos agora revestem o interior da Casa V, que está situada na capital da Eslováquia, Bratislava.

Os tijolos gastos pelo tempo cobrem as paredes da sala de estar, do quarto e até do banheiro principal, onde uma banheira independente foi colocada sob o topo do telhado inclinado da casa.

 

3. EGR Apartment, na Ucrânia, por Ater Architects

EGR Apartment Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Dezeen

Para abrir a planta baixa deste apartamento em Kiev, o escritório Ater Architects demoliu as paredes divisórias e as substituiu por cortinas azul-cobalto.

As cortinas – e o rejunte rosa entre os azulejos da cozinha – oferecem um toque de cor em meio ao interior, que tem paredes pintadas de branco em todo o lado.

 

4. Edinburgh apartment, no Reino Unido, por Luke e Joanne McClelland

Edinburgh Apartment Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Zac and Zac/Dezeen

Tendo vivido em um pequeno apartamento em Londres por oito anos, os arquitetos Joanne e Luke McClelland começaram a fazer os quartos dentro de seu apartamento em Edimburgo o mais claros e espaçosos possível.

A dupla pintou as superfícies de branco, alargou as portas para deixar entrar mais luz solar e abriu a cozinha para incluir uma área de jantar.

 

5. Imperfect Residence, em Hong Kong, por NC Design & Architecture

Imperfect Residence Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Harold De Puymorin/Dezeen

Materiais com falhas naturais aparecem neste apartamento de Hong Kong, que se baseia nos valores de wabi-sabi – uma filosofia japonesa que incentiva encontrar a beleza na imperfeição e na transitoriedade.

Recortes de mármore foram colocados no chão, enquanto o cobre oxidado foi usado para fazer luzes personalizadas ou painéis decorativos. O gesso bege também dá às paredes um acabamento superficial ligeiramente irregular.

 

6. Kew Residence, na Austrália, por John Wardle

Kew Residence Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Trevor Mein e Sharyn Cairns/Dezeen

O arquiteto John Wardle decidiu reformar sua casa, em Melbourne, depois que seus três filhos cresceram e se mudaram.

No centro do plano está agora um estudo semelhante a um “casulo”, onde Wardle exibe livros e ornamentos de cerâmica que colecionou ao longo dos anos. O arquiteto também se certificou de que seu tipo favorito de madeira, o freixo vitoriano, fosse usado em toda a marcenaria da casa.

 

7. Urban Cabin, na Itália, por Francesca Perani

Urban Cabin Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Dezeen

Um sofá-cama que se desdobra em uma caixa de armazenamento e um guarda-roupa que esconde uma máquina de lavar são alguns dos elementos práticos que economizam espaço dentro desta minúscula cabana de hóspedes, que ocupa a varanda de uma casa em Bérgamo.

A arquiteta Francesca Perani tomou a decisão incomum de revestir o interior de 25 metros quadrados com OSB – um material que ela antes só tinha visto usado em canteiros de obras.

“Eu amo sua irregularidade textural, compostura orgânica aleatória e propriedades recicladas”, explicou ela.

 

8. Nagatachō Apartment, no Japão, por Adam Nathaniel Furman

Nagatachō Apartment Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Jan Vranovsky/Dezeen

Com a tarefa de transformar este apartamento sem brilho em Tóquio em “um lugar de felicidade, alegria e leveza”, o designer Adam Nathaniel Furman aplicou cores vivas e inspiradas na comida em seu interior.

A cozinha tem piso verde melancia, enquanto a área de jantar tem carpete lilás que parece glacê. Torneiras amarelo-limão “picantes” e ladrilhos laranja leitosos também aparecem no banheiro.

“O esquema de cores tornou-se uma questão de escolher os ingredientes para um banquete visual perfeitamente calibrado”, explicou Furman.

 

9. Flat House, no Reino Unido, por Practice Architecture

Flat House Dezeen's top 10 home interiors of 2020
Oskar Proctor/Dezeen

Painéis pré-fabricados feitos de concreto de cânhamo – uma mistura de cânhamo e cal – foram usados para construir a concha estrutural desta casa de carbono zero em Cambridgeshire.

A Practice Architecture deixou esses painéis expostos no interior para criar superfícies quentes e texturizadas. Móveis de madeira e uma variedade de tapetes ampliam ainda mais a sensação aconchegante da casa.

 

10. Casa A690, no México, por Delfino Lozano

Casa A690 Dezeen's top 10 home interiors of 2020
César Béjar/Dezeen

O arquiteto Delfino Lozano criou o que ele descreve como uma estética “mexicana” para esta propriedade dos anos 1970 em Zapopan.

Lozano diz que embora a arquitetura da casa seja tradicionalmente mexicana, os interiores parecem mais mediterrâneos por causa do uso de materiais “simples e puros”. Quase todos os quartos possuem paredes simples pintadas de branco e móveis de madeira embutidos.

 

Veja também:

Lina Bo Bardi recebe Leão de Ouro Especial

Todos os ambientes da CASACOR Rio 2021

Casa Modelo: nosso Airbnb em Ubatuba