A exposição Janelas CASACOR chega à capital paulistana, onde fica em cartaz até 8/12

CASACOR SP 2020 SUITE ARQUITETOS
Salvador Cordaro/CASACOR

Muitos planos mudaram durante este ano – para a CASACOR não foi diferente. A a mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas postergou seus eventos físicos para 2021 e criou a Janelas CASACOR, uma exposição que reflete sobre qual será o formato da casa pós-pandemia.

Composta por vitrines instaladas em contêineres, a mostra já passou por Brasília, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco, chegando em São Paulo no último dia 8/11. Depois de 8/12, data final da edição paulistana, será a vez de Santa Catarina, Bahia e Ribeirão Preto.

Em São Paulo, os 18 ambientes foram assinados por profissionais como João Armentano, Érica Salguero, Léo Shehtman, Roberto Migotto, Suite Arquitetos e Ticiane Lima. No site da iniciativa também é possível fazer um tour virtual dos projetos de cada cidade.

Abaixo, conheça os 18 ambientes da exposição Janelas CASACOR Edição São Paulo:

Brunette Fraccaroli – Simplicidade

CASACOR SP 2020 BRUNETE FRACCAROLI
Leka Mendes/CASACOR

As cores sempre marcaram presença nos ambientes criados pela arquiteta Brunete Fraccaroli. Pois ela chega ao projeto Janelas CASACOR com um espaço totalmente branco. Das paredes pinceladas com tinta alto brilho aos estofados impermeabilizados, tudo em seu pequeno living integrado a uma cozinha tem na assepsia o foco principal. A pandemia que surpreendeu o mundo neste ano deu o alerta para o que vai nortear os novos tempos. “Precisamos voltar à simplicidade”, lembra. A escolha do branco é também uma aposta em ambientes fáceis de limpar e manter. Mas há cores, sim. E elas vêm das plantas que, segundo a arquiteta, nunca foram tão indispensáveis na nossa vida.

Endereço: Praça Vinícius de Moraes, Morumbi, São Paulo – SP

 

Claudia Alionis – Espaço Sagrado

CASACOR SP 2020 CLAUDIA ALIONIS
Salvador Cordaro/CASACOR

Entrar em casa tem hoje um novo significado. O hall, onde se depositam casacos e outras peças, havia sido banido das moradias. Mas volta agora, repaginado, exigindo assepsia. “Essa área não serve apenas à higienização do corpo e das mãos, mas também da mente”, preconiza a arquiteta Claudia Alionis. Ali, uma cuba foi instalada ampliando o uso desse ambiente, que hoje pede uma atenção maior à higiene. As fotos usadas remetem também à água e à limpeza, dando um status de estar ao espaço. Ao lado do hall, uma copa ganha também novo significado, servindo para que a família se conecte com pessoas de outros lugares (repare na grande tela de TV junto à parede) e também possa lavar suas ervas e verduras, de preferência plantadas em casa. O mármore travertino bruto reveste as paredes do contêiner que convida a um olhar amoroso e repleto de cuidados para os novos tempos.

Endereço: Shopping Lar Center – Entrada Principal – Av. Otto Baumgart, 500 – Vila Guilherme

 

Denise Milan – Banquete da Terra

CASACOR SP 2020 DENISE MILAN
Leka Mendes/CASACOR

Uma das coisas que mais sentimos falta durante o confinamento, foi sentar ao redor de uma mesa com amigos e familiares. Pensando neste novo tempo, a artista Denise Milan apresenta o Banquete da Terra, uma reflexão sobre a sobrevivência e existência. Com a curadoria de Marcello Dantas e iluminação de Guinter Parschalk, toda a ambientação é pensada como uma caverna, para dialogar com a obra. A grande mesa de vidro escuro recebe formas em cristal, amonita, pirita, resina e bronze. Os “pratos” do banquete são os elementos visuais que, segundo Denise,“revelam a metamorfose da Terra”.

Endereço: Dan Galeria – R. Estados Unidos, 1638 – Jardins, São Paulo – SP

 

Érica Salguero – Tempero da Vida

CASACOR SP 2020 ÉRICA SALGUERO
Salvador Cordaro/CASACOR

Uma grande tela de TV já diz a que veio: reunir a família no ambiente que se tornou, mais do que nunca, “o coração da casa”, de acordo com a arquiteta Érica Salguero. “Como precisaram ficar tanto tempo em casa, as pessoas acabaram cozinhando mais”, diz. Em sua cozinha, a tecnologia faz contraponto com os elementos naturais, da horta caseira aos objetos de cerâmica. Sobre a bancada, uma estrutura metálica sustenta livros, plantas e também pode dar lugar aos temperos usados no dia a dia. A madeira reveste o teto e as paredes do contêiner, mostrando como esse material pode, sim, estar em um espaço onde não costumava entrar. “Ele pode dar continuidade à sala e à varanda”, ressalta a arquiteta. No piso, a opção foi pelo porcelanato.

Endereço: Shopping Anália Franco – Entrada Principal – Av. Reg. Feijó, 1739 – Tatuapé, São Paulo – SP

 

Ester Carro, Veronica Vacaro e Plantar Ideias – Galeria Fazendinhando

CASACOR SP 2020 ESTER CARRO, VERONICA VACARO E PLANTAR IDEIAS
Salvador Cordaro/CASACOR

“Esta é uma comunidade bastante envolvida com arte e cultura”, conta a arquiteta Estar Carro, que ao lado de Veronica Vacaro levou à frente a ideia de instalar o contêiner na entrada do Jardim Colombo, parte do complexo de Paraisópolis, e fazer dele uma galeria de arte. “Situá-lo na entrada traz um senso de coletividade e orgulho aos moradores”, afirma Verônica. A produção local de música, artes plásticas e outras formas de expressão nascidas no Jardim Colombo terão um espaço permanente de exposição nessa nova galeria, que será doada à comunidade. O entorno ganhou vida e muita cor no projeto de paisagismo do escritório Plantar Ideias.

Endereço: Jardim Colombo – Paraisópolis/Morumbi

 

FAU+D Acolhe e Rodrigo Mindlin Loeb – Cozinha Comunitária Alimentação Saudável Sacolão Freguesia do Ó

CASACOR SP 2020 FAU+D ACOLHE E RODRIGO MINDLIN LOEB
Salvador Cordaro/CASACOR

O projeto saído de muitas pranchetas, de professores e alunos trabalhando próximos à liderança comunitária do Tiro ao Pombo, na Freguesia do Ó, deu corpo a uma cozinha comunitária no estacionamento do famoso Sacolão do bairro. Terminada a mostra Janelas CASACOR, o contêiner será doado ao bairro e dará início a programação de aulas, palestras e outras atividades voltadas à nutrição e boas práticas culinárias, que terão ali um espaço vivo. Tudo nessa cozinha funciona. “É como se fosse um programa de televisão”, compara Rodrigo Mindlin Loeb. Para isso foi pensado também um deck com cobertura de bambu, estrutura que ficou a cargo da Gera Brasil. “É um espaço de cuidado com alimentação, de acolhimento, de encontro comunitário e de festa”, resume o arquiteto. Na foto (esq.) o grupo realizador: Ana Carolina Sevzatian Terzian, Ana Clara Trench Fogaça de Almeida de Matheus, Antonio Fabiano Jr., Antonio Vissotto, Celso Aparecido Sampaio, Gabriela de Miranda Papi, Lizete Maria Rubano e Karen Ueda e Rodrigo Mindlin Loeb.

Endereço: Sacolão Freguesia do Ó – Brasilândia, São Paulo – SP

 

Fernando Brandão – ETC

CASACOR SP 2020 FERNANDO BRANDÃO
Salvador Cordaro/CASACOR

Esqueça a ideia de um elefante branco no meio da sala. No espaço batizado ETC, o arquiteto Fernando Brandão nos apresenta ao verdadeiro incômodo: o vírus que circula entre nós, representado pelo colorido elefante grafitado pelo artista plástico Carlos Matuck. “Quando as pessoas ficaram reclusas, passaram a prestar mais atenção à casa. E o home office incorporou o conforto necessário”, conta o arquiteto. Ao ilustrar três situações de trabalho, ele imprimiu ao seu espaço a forte relação que construiu com a China nos últimos anos, onde atua como professor. Afinal, “a boa arquitetura tem que carregar ideias e significados”

Endereço: Largo da Batata – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Gustavo Martins – Caixa de Histórias

CASACOR SP 2020 GUSTAVO MARTINS
Salvador Cordaro/CASACOR

O arquiteto Gustavo Martins teve uma missão dupla: sua biblioteca ganhará uma segunda vida em uma comunidade carente da cidade, onde crianças de cinco a onze anos poderão desfrutar de um espaço lúdico e prático. Mas, em sua primeira aparição, na praça Panamericana, a biblioteca traduz “uma nova visão do home office”, segundo o arquiteto. “É uma biblioteca de memórias, de lembranças”. Madeira, móveis confortáveis e uma grande estante em ziguezague trazem esse clima de aconchego. Ao ser transportada para o destino final, ela levará “histórias do mundo para crianças, em meio a mesas e pufes coloridos”. O tapete sai, deixando livre o resistente piso de porcelanato. Para completar, um evento marcará a chegada da biblioteca à comunidade: do lado de fora, todos poderão ver o artista Hélio Degasperi em ação, grafitando as paredes externas e trazendo mais cor ao espaço. “O grafite faz parte do cotidiano dessas crianças”, explica o arquiteto. “Elas não devem associá-lo a vandalismo, e sim à arte e à cultura”.

Endereço: Praça Panamericana – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP

 

Gustavo Neves – Ateliê Sukha

CASACOR SP 2020 GUSTAVO NEVES
Salvador Cordaro/CASACOR

Estimular o olhar para a arte nos objetos cotidianos era uma ideia que já rondava os pensamentos de Gustavo Neves quando surgiu o convite do Janelas CASACOR, e justamente para a faixa etária que ele imaginava: crianças e pré-adolescentes. “Quero mostrar a eles que em todos os espaços pode existir beleza”, diz. Foi assim que um ateliê de arte ocupou o contêiner na Cidade Tiradentes, no jardim do Centro Cultural do Hip Hop, parceiro do arquiteto na empreitada. Com um trabalho de marcenaria que abriga armários, além de cubas, cadeiras empilháveis e bancadas que podem se deslocar, o espaço foi preparado para uma agenda diversificada de atividades em diferentes formas de arte. E fica como doação para a comunidade. A palavra escolhida para batizar o ateliê foi Sukha, que em sânscrito, significa estar em paz consigo mesmo e estar feliz no tempo presente.

Endereço: Estacionamento Centro de Cultura Hip Hop – Cidade Tiradentes

 

João Armentano – Pra que Mais?

CASACOR SP 2020 JOÃO ARMENTANO
Salvador Cordaro/CASACOR

Responda você: pra que mais? Viver com o essencial se tornou um imperativo, uma descoberta saudável em um período de tantos questionamentos. “Nós já estávamos nos encaminhando para uma moradia mais prática”, avalia o arquiteto João Armentano, “mas a pandemia acelerou esse processo.” Praticidade é a palavra de ordem em uma casa onde passaremos mais tempo, faremos reuniões à distância e onde poderemos desenvolver novas aptidões e potencialidades. “Esse contêiner traduz o momento que estamos vivendo”, reflete o arquiteto.

Endereço: Shopping Center Iguatemi – Av. Brg. Faria Lima, 2232 -Jardim Paulistano, São Paulo – SP

 

Kiko Sobrino – Camadas de Vida

CASACOR SP 2020 KIKO SOBRINO
Salvador Cordaro/CASACOR

O que está por trás de uma pedra de cinco toneladas, protagonista absoluta do contêiner do arquiteto e artista plástico Kiko Sobrino, é a ideia de retorno ao que há de mais essencial nas nossas vidas e nas nossas casas. O impacto visual é tão grande quanto a rocha “que nos fala sobre as camadas do planeta, as camadas de história, de vidas e de anos passados”. Em um mundo cada vez mais digital, a pedra “é a atenção ao mínimo, à raiz”. As cores intensas usadas no contêiner levam a outra reflexão: ao contrário dos outros países tropicais, optamos pelos tons neutros, pela não-cor. Reconhecer o poder de uma vigorosa cartela cromática pode ser uma das lições deixadas pelos tempos sombrios da pandemia.

Endereço: Estação Pinheiros – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Leo Mancenido – Streaming Room 01

CASACOR SP 2020 LEO MANCENIDO
Leka Mendes/CASACOR

Janelas que olham o mundo e que nos olham. Pessoas distantes que surgem na palma da nossa mão, na tela/janela do celular. Esse universo que parecia distante há poucos anos já aportou entre nós – e fez morada no contêiner transformado pelo arquiteto Leo Mancenido. Se estamos tão conectados, por que não ter em casa um espaço dedicado às nossas conexões virtuais? Essa é aposta do arquiteto ao trazer para o seu contêiner, “uma nave de tecnologia que nos permite a comunicação em várias esferas”, com projeções 3D, lives e monitores dispostos como se fossem… janelas!

Endereço: Largo da Batata – Pinheiros, São Paulo – SP

 

Léo Shehtman – Office Terra Brasil

CASACOR SP 2020 LÉO SHEHTMAN
Salvador Cordaro/CASACOR

“Estamos de volta ao lar, olhando para a nossa casa, para a nossa memória afetiva”, anuncia Léo Shehtman. Não à toa, o Home office proposto pelo arquiteto reverencia o aconchego, evidenciado pela madeira que forra do piso ao teto. “Ela também ajuda a quebrar a atmosfera industrial do contêiner”, explica Shehtman. No seu caso, o material aparece com mais exuberância, já que seu contêiner tem 3 m de pé direito, ou seja, cinquenta centímetros acima do convencional. Mas não se trata apenas de conforto. “Daqui para a frente”, ele preconiza, “os projetos terão, obrigatoriamente, tecnologia, praticidade e design”.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1147 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP

 

Murilo Lomas – Cozinha Canvas Deca

CASACOR SP 2020 MURILO LOMAS
Salvador Cordaro/CASACOR

A primeira surpresa: em vez de um contêiner, a cozinha desenhada por Murilo Lomas ganhou corpo no espaço de um antigo restaurante em uma esquina prestigiada da capital paulista. Com isso, o arquiteto exibe não uma, mas três janelas: enquanto a primeira enfoca a área de trabalho, a segunda mostra uma espécie de lounge. com adega e uma mesa redonda de tampo colorido, feito com pedaços de mármore. No centro, tem-se a visão global de um ambiente neutro, contemporâneo e, acima de tudo, tranquilo. A madeira clara exibida nos armários e o porcelanato usado em várias texturas e situações – até sobre a bancada – conferem atualidade ao espaço. “A cozinha já vinha se transformando, e agora esse movimento se acentuou”, explica Lomas. “Hoje ela é destinada ao convívio, aos momentos que serão eternizados. Um lugar para ficarmos em paz”.

Endereço: Al. Gabriel Monteiro da Silva,1350 -Jardim Paulistano, São Paulo – SP

 

Roberto Migotto e Rick Minelli – Estúdio R2M

CASACOR SP 2020 ROBERTO MIGOTTO E RICK MINELLI
Salvador Cordaro/CASACOR

“A casa é o nosso refúgio no mundo, é onde o nosso ser mais íntimo se reflete”. O pensamento expresso pelo arquiteto Roberto Migotto traduz o seu projeto, pensado em conjunto com Ricardo Minelli, em que o design afetivo assumiu um lugar de extrema importância. O uso da madeira, uma marca do escritório, aparece na forma de laminado, revestindo as paredes e proporcionando conforto acústico. Um dos destaques é a grande moldura neoclássica do século 19, adquirida há muitos anos, que aparece junto a uma peça do mobiliário contemporâneo. “A casa é onde podemos referenciar o passado e projetar o futuro, além de fazer a conexão do real com o virtual”, conclui Minelli. O paisagismo é de Luiz Carlos Orsini.

Endereço: Shopping Center Iguatemi – Av. Brg. Faria Lima, 2232 -Jardim Paulistano, São Paulo – SP

 

Sig Bergamin – Banho de Luz – Espaço Deca

CASACOR SP 2020 SIG BERGAMIN
Salvador Cordaro/CASACOR

A área é dividida em compartimentos: chuveiros, banheiro, local de massagem, pias. E o que se poderia esperar de convencional termina aí. O banheiro desenhado pelo arquiteto Sig Bergamin é um caleidoscópio que ameniza o excesso de cinza da cidade. Feitos de vidro colorido, os painéis que demarcam as áreas recebem a luz do sol e derramam as cores no piso, criando um espaço lúdico que se vale ainda da iluminação para fazer as vezes de água. O fundo foi revestido com espelho, colocando o visitante dentro desse carrossel cromático. “As pessoas deviam colorir o banheiro. Por que um boxe são pode ser amarelo?”

Endereço: Praça Adolpho Bloch – Jardim Europa, São Paulo – SP

 

Suite Arquitetos – A Casa Conectada LG

CASACOR SP 2020 SUITE ARQUITETOS
Salvador Cordaro/CASACOR

O projeto propõe uma reflexão sobre a diversidade e a importância de construirmos um futuro com equilíbrio de oportunidades e direitos iguais. Assinado pelo Suite Arquitetos, o espaço apresenta os lançamentos da Suite Design como o sofá Friso e as poltronas Trama e Céu. Além do mobiliário criado pelo escritório outros elementos revelam histórias como as obras de artes e os acessórios decorativos criados por artistas e designers que representam e apoiam causas relevantes para nossa evolução em busca de sociedade mais justa. Durante o período de exposição, todo lucro das peças Suite Design, vendidas será destinado a ONG IKMR, uma ONG que oferece suporte as crianças refugiadas no Brasil. O Jardim que envolve a casa conectada é assinado pela paisagista Bia Abreu. O projeto de paisagismo tem identidade tropical e após a mostra, todas as plantas permanecerão na praça cidade de Milão, local que abriga o projeto. A Casa conectada conta com o sistema e conceito de morar da LG, em que todos os produtos expostos são conectados através de inteligência artificial via tecnologia ThinQ.

Endereço: Praça Cidade de Milão – Vila Nova Conceição, São Paulo – SP

 

Ticiane Lima – Estúdio Elo

CASACOR SP 2020 TICIANE LIMA
Salvador Cordaro/CASACOR

“A pandemia tornou a casa um cristal frágil. Para fortalecê-la precisamos de uma boa dose de autoconhecimento, união e respeito pelo planeta”. É assim que a arquiteta Ticiane Lima traduz uma obra de arte de Ricardo Bueno, que traz duas formas de latão ligadas dentro de um invólucro de vidro soprado, em um espaço compacto, multifuncional e organizado. Adepta da arquitetura como bem comum e da inserção da vegetação nos projetos de moradia, Ticiane criou um telhado verde, que fornece energia por meio de placas solares e abre um espaço a mais – assim como a área do banho – para o tão necessário relaxamento.

Endereço: Praça Vinícius de Moraes – Morumbi, São Paulo – SP

 

 

Veja também:

John Lennon ganha exposição no MIS

Não vivemos sem: POWERbot da Samsung

Japonésia na Japan House SP