Está de mudança ou ainda não teve tempo de finalizar o ambiente? Dá uma olhada nas nossas dicas

Apartamento 203 louça enxoval cozinha

Durante a jornada da #AntigaCasaNova, trouxemos muitas coisas do apartamento antigo, mas também montamos tudo de novo na nossa casinha (desta vez com muito mais espaço!). 

Quando chegou a vez da cozinha, percebemos que alguns de vocês têm dúvidas sobre o enxoval – da quantidade dos itens até o que escolher e como. Daí veio a ideia de fazer um post com as nossas dicas para quem está montando ou quer mudar o ambiente. Confira:

Louça

Na hora de escolher as louças, a quantidade varia de acordo com o número de pessoas que moram na casa. Por exemplo, um casal pode optar por 6-8 pratos, copos e canecas. A ideia é que você consiga usar as peças com tranquilidade, sem ficar lavando o tempo todo, e também tenha extras para quando for receber os amigos e familiares. Se você gosta muito de receber, pode adicionar mais algumas peças nessa conta. 

Já sobre o estilo, nós recomendamos comprar peças que combinam entre si. Se o prato for estampado, procure outro item que repita uma das cores. Se a peça for lisa ou uma cor só, prefira tons complementares.

Conta final: número de moradores x 3 ou 4. Se recebe muito, adicione 2-4 peças ou compre de acordo com o tamanho da sua mesa de jantar ou com o número de convidados.

Vale para: pratos (rasos, fundos e sobremesa), copos e canecas.

Apartamento 203 louça enxoval cozinha

 

Talheres

A “regra” dos talheres é bem parecida com a da louça – especialmente para quem prefere comprar os itens separados e não em um kit. Mas, em vez de multiplicar o número de moradores por 3 ou 4, recomendamos ter um pouco mais, já que muitas vezes usamos mais os talheres do que os pratos, por exemplo. 

Além dos garfos, facas e colheres (café, chá, sobremesa e sopa), você provavelmente vai precisar de itens como facas para carnes, legumes, frutas e pão. Colheres de servir, conchas e espátulas também entram neste grupo, assim como acessórios para churrasco e etc.

Conta final: número de moradores x 5 ou 6. Quem recebe bastante também precisa adicionar algumas peças aqui.

Apartamento 203 louça enxoval cozinha

 

Panelas e mais

Temos dois caminhos neste quesito: um para quem não costuma cozinhar muito e um para quem gosta de cozinhar. No plano mais básico, compre um jogo de panelas de tamanhos diferentes (prefira as antiaderentes!), uma frigideira, uma assadeira grande, uma leiteira, um escorredor e duas tábuas de corte.

Já no plano mais completo, pense nas suas receitas favoritas e veja se tem tudo o que precisa para fazê-las. Podem ser adicionados travessas e refratários, assadeiras de diferentes tamanhos e para diferentes alimentos (muffin, pão, etc), panelas mais específicas e também de melhor qualidade.

Apartamento 203 louça enxoval cozinha

 

Eletrodomésticos

Para eletrodomésticos, pense nos seus hábitos alimentares. No geral, os básicos são liquidificador e/ou mixer, cafeteira, torradeira, e microondas e/ou forninho. A partir daí, adicione o que precisar: omeleteira, máquina de waffle, batedeira, adega, lava-louça…

Apartamento 203 louça enxoval cozinha

 

Acessórios

Potes, recipientes, sousplats, jogos americanos, toalhas de mesa, guardanapos de tecido são alguns dos acessórios que você pode precisar e/ou querer em casa. Também vai depender do quanto você usa a cozinha e os tipos de receitas que você gosta de fazer.

Apartamento 203 louça enxoval cozinha

 

Décor

A decoração da cozinha mudou muito de uns tempos para cá – dos quadros aos livros, plantas, flores e até mesmo acessórios. Nós adoramos o estilo de prateleiras abertas, com tudo à mostra, mas vale lembrar que também exige mais limpeza e organização do que apenas fechar uma porta. Usar cores complementares é sempre uma boa dica. E que tal expor suas coleções e itens preferidos?

 

 

Veja também:

#AntigaCasaNova: tour pela sala de jantar com o Westwing

3 motivos para escolher roupa de cama de linho

#AntigaCasaNova: tour pelo escritório + tutorial de papel de parede e tinta Suvinil