Apoiar os comércios locais, cuidar de quem está próximo e se voluntariar são algumas coisas que você pode fazer para contribuir

Vídeo: tour pelo nosso apê com Life by Lufe
(foto: Lufe Gomes)

O isolamento social traz muita ansiedade, medo e incerteza para as nossas vidas, além de mudar completamente a nossa rotina e as nossas prioridades. Assim, é importante lembrar que juntos podemos fazer mais coisas e, nos ajudando, sairemos melhores do que começamos.

Por isso, aqui vão algumas ideias para cada um fazer a sua parte e pensar no comum durante a quarentena:

1. Se voluntarie

Se você tem tempo livre, está disposto a ajudar os outros e não convive com ninguém que faça parte do grupo de risco (nem você!), se ofereça para fazer compras, ir à farmácia ou passear com o cachorro de quem não pode sair, como os idosos do prédio ou bairro. Para facilitar, o Vizinho do Bem é  uma plataforma criada emergencialmente para conectar as pessoas que precisam de ajuda e as que querem ajudar.

 

2. Apoie comércios locais

Mais do que nunca é preciso valorizar os pequenos comércios do bairro – da padaria à mercearia e restaurantes. Dê preferência a eles quando comprar ou consumir algo – os comércios que não fazem parte de uma rede ficam mais vulneráveis em tempos como o que estamos vivendo. Nessa linha, a Stella Artois (e parceiros) criou o Apoie Um Restaurante, onde você pode comprar um  voucher que vale R$100 com 50% de desconto (válido até 31/12/) para usar quando os restaurantes reabrirem. 

 

3. Cuide de quem está ao seu redor

É um privilégio ter renda fixa e poder trabalhar de casa – há muitos brasileiros que não têm as mesmas condições. Por isso, chame os amigos do trabalho, os vizinhos e a família para cuidar de quem mais precisa: o pipoqueiro da esquina, a manicure do escritório, a diarista que limpa a sua casa, e etc.

 

4. Assine um abaixo-assinado

Algumas campanhas relacionadas ao COVID-19 estão circulando durante a quarentena, como o Prefeitura: forneça acolhida e álcool gel para os moradores de rua se protegerem do corona, do Change.org. Sempre verifique se a iniciativa é verdadeira e colabore como puder – assinado, compartilhando e doando.

 

 

Veja também:

Dicas da OMS para manter a saúde mental durante a quarentena

10 plataformas online para fazer cursos durante a quarentena

Guia de home office do Pinterest