A mostra, que acontece até 7 de abril, já passou pelos Estados Unidos, Japão e China e conta com um projeto inédito assinado pelo escritório FGMF Arquitetos

Pela primeira vez no Brasil, a exposição Architecture for Dogs: Arquitetura para Cães explora a nossa relação com os cachorros e a arquitetura pensada para eles. Ocupando todos os espaços da Japan House, em São Paulo, a mostra conta com 15 projetos assinados por arquitetos e designers de diferentes partes do mundo, como Kenya Hara, Kazuyo Sejima, Sou Fujimoto, Kengo Kuma.

Inspiradas por raças específicas, as casinhas de cachorro têm diferentes formas, materiais e técnicas de construção. Um dos projetos, “O Casulo” (The Cocoon), é inédito e foi concebido pelo escritório brasileiro FGMF Arquitetos, que assina o prédio da Japan House ao lado do arquiteto Kengo Kuma.

 

“É uma forma inusitada de mostrar a capacidade criativa de grandes arquitetos, que são desafiados a pensar em uma escala totalmente nova – e a partir de premissas incomuns dentro de seu dia a dia de trabalho – fazendo com que uma mostra conceitual de design seja percebida pelo público de forma divertida e acessível”, explicou Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da JAPAN HOUSE São Paulo.

 

Três casinhas – Mount Pug (Kengo Kuma), Architecture for Long-bodied-short-legged Dog (Yoshiharu Tsukamoto e Momoyo Kajiima) e Beagle House (MVRDV) – ficarão na área externa e poderão ser exploradas por cachorros. Vale lembrar que a Japan House não permite a entrada de animais.

A mostra já passou pelos Estados Unidos, Japão e China e fica no centro cultural até o dia 7 de abril. Quem se inspirar e quiser construir um dos modelos em casa pode acessar um banco de dados online com diagramas, imagens e vídeos das peças expostas. Além disso, é possível compartilhar projetos próprios por meio do http://architecturefordogs.com.

 

A curadoria da mostra é do designer japonês Kenya Hara e, o desenvolvimento, da Imprint Venture Lab.

 

Architecture for Dogs: Arquitetura para cães

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

De 19 de janeiro a 7 de abril de 2019

De terça a sábado, das 10 às 20h, e aos domingos e feriados das 10 às 18h

Entrada gratuita