Existe uma altura padrão? Qual o melhor tecido? E no que precisa prestar atenção?

Hôtel Doisy, em Paris

A cabeceira surgiu com uma demanda de isolamento térmico em construções mais antigas. As mais comuns eram as peças de madeira, que são as que melhor exercem essa função. 

Com o passar do tempo surgiram outras opções, como estofados em linho, sarja, algodão e couro, também muito usadas nos nossos projetos. Mas, como escolher a cabeceira que vai combinar melhor com o ambiente e o seu estilo?

Não existe uma altura padrão para a cabeceira

Ela pode variar muito, dependendo da intenção visual que queremos dar ao ambiente. Mas o ideal é que ela tenha no mínimo uma altura confortável para que você possa sentar na cama e se encostar na cabeceira, o que seria entre 90 e 110 cm de altura (considerando uma cama com 60cm).

 

Carmen Rebuelta

 

O tecido faz a diferença

O algodão é mais clássico, e é uma aposta certeira. Já o linho é mais refrescante e tem um quê sofisticado, funcionando bem em lugares muito quentes e úmidos, e para quem tem alergias respiratórias. A sarja é mais resistente, o que pode ser interessante para quarto de criança e para quem dorme com o pet na cama. Por último, o couro é uma sedução, mas mais para o lado aquecido dos tecidos. Qual o seu preferido?

 

Homestead Modern

 

Pense no projeto como um todo

Além das suas preferências, é muito importante avaliar o conjunto da obra. O couro fica incrível e eleva qualquer espaço, mas pode não combinar com um estilo mais escandinavo ou boho, por exemplo. Os formatos e as cores também entram neste quesito.

 

Hôtel Leopold, em Paris

 

Seus hábitos influenciam o design

Quem costuma usar a cabeceira para ler na cama pode preferir um modelo acolchoado ou com um tecido mais fresquinho. Quem gosta mais por conta da estética pode apostar em peças que ficam um pouco mais afastadas da cama, ou até mesmo que se tornem o ponto focal do espaço.

 

 

Veja também:

Salmão com molho BBQ

O que fazer em Carmelo, Uruguai

Guia: como escolher tapetes + lojas preferidas