O detalhe adiciona textura, profundidade e elegância às paredes, transformando um espaço comum em algo sofisticado e exclusivo

admagazine.ru

Depois de Box até o teto, sim ou não?, trazemos uma nova escolha aqui para o blog: boiserie.

A boiserie tem origem na França do século XVII e XVIII. Seu nome deriva do termo francês “bois”, que significa madeiras. A técnica surgiu como uma forma de decorar os interiores das residências aristocráticas e palácios da época e os painéis eram frequentemente pintados em cores claras ou folheados a ouro, prata ou outros metais preciosos.

Apartamento 203

Com o passar do tempo, a boiserie se espalhou para outros países europeus, adaptando-se a diferentes estilos arquitetônicos. Além disso, outras técnicas e materiais foram incorporados, como o uso de gesso em vez da madeira, o que tornou a boiserie mais acessível e versátil.

Hoje em dia, a boiserie continua a ser apreciada como uma técnica de decoração clássica. Embora ainda seja encontrada em residências de luxo e propriedades históricas, ela também é reinterpretada de forma mais moderna, utilizando materiais como MDF, gesso, poliuretano ou até mesmo painéis de PVC.

Ambiente de Paola Ribeiro na CASACOR SP 2023. (Divulgação)

A boiserie moderna permite uma maior flexibilidade em termos de design, custo e aplicação. Além disso, pode ser combinada com outros estilos de decoração, criando contrastes interessantes entre o clássico e o contemporâneo.

Por meio da boiserie, é possível adicionar textura, profundidade e elegância às paredes, transformando um espaço comum em algo sofisticado e exclusivo.

Ambiente de Ignacio Martínez Argüello na CASACOR Peru 2022. (Yara Virreira/CASACOR)

A técnica continua a ser valorizada por sua capacidade de trazer um toque de história e tradição aos interiores, mantendo-se relevante e admirada pelos amantes da decoração.

E você, o que acha?

 

 

Veja também:

5 casas flutuantes incríveis

Top 3 melhores hotéis do mundo

Box até o teto, sim ou não?