O escritório irlandês foi fundado, em 1978 por Yvonne Farrell e Shelley McNamara, que também ganharam o RIBA Royal Gold 2020

Pritzker 2020 Grafton Architects
Yvonne Farrell e Shelley McNamara. (Alice Clancy/Pritzker)

Zaha Hadid (2004), Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (2010), e Carme Pigem (2017, ao lado de Rafael Aranda e Ramón Vilalta) são as quatro mulheres que, até poucos meses, eram as únicas a ser reconhecidas pelo Pritzker, o prêmio internacional que equivale ao Oscar da arquitetura.

Neste ano, as vencedoras Yvonne Farrell e Shelley McNamara, fundadoras do escritório irlandês Grafton Architects, fizeram história não só por serem as quinta e sexta vencedoras, mas também por serem as primeiras recipientes da Irlanda. Somente em 2020 elas já contabilizam dois prêmios: o Pritzker e o RIBA Royal Gold, concedido pelo Royal Institute of British Architects.

“Yvonne Farrell e Shelley McNamara praticam arquitetura juntas há quarenta anos de uma maneira que reflete claramente os objetivos do Prêmio Pritzker: reconhecer a arte da arquitetura e o serviço consistente à humanidade como evidenciado por um conjunto de obras construídas”, avaliou a premiação.

A dupla falou ao Dezeen e listou oito de seus mais significativos projetos até hoje. Confira:

1. Universita Luigi Bocconi School of Economics – Milão, Itália, 2008

Pritzker 2020 Grafton Architects
(Federico Brunetti)

“Pensamos na universidade como um local de troca, um mercado de ideias. O requisito era que tivesse escritórios de pesquisa para 1.000 professores e instalações para conferências para 1.500 pessoas. Mantivemos esses dois mundos separados e permitimos que a vida da cidade entrasse no mundo da universidade. 

Vimos esse pedido como uma oportunidade para a Universidade Luigi Bocconi abrir um espaço na escala da cidade. No interior, nosso prédio é pensado como um grande mercado ou local de troca. O salão do edifício funciona como um filtro entre a cidade e a universidade”.

 

2. University of Limerick Medical School, Residences, Piazza and Pergola – Limerick, Irlanda, 2012

Pritzker 2020 Grafton Architects
(Alice Clancy)

“A Universidade de Limerick ocupa um grande território, anteriormente um demesne, e está situada em ambos os lados das margens mais baixas do rio Shannon, o maior e mais longo da Irlanda. 

Parte de sua expansão ao norte deste grande rio, acessível pela ponte de pedestres a partir do campus existente, previa a construção de um novo prédio da escola de medicina e edifícios de acomodação para os alunos que frequentavam a instalação. 

Este novo conjunto de edifícios combina com três instituições vizinhas existentes – o Pavilhão Esportivo, a Academia Irlandesa de Música e Dança e o Edifício de Ciências da Saúde -, a fim de criar um novo espaço público”.

 

3. Solstice Arts Centre; County Meath –  Irlanda, 2006

Pritzker 2020 Grafton Architects
(Ros Kavanagh)

“O terreno inclinado nos levou a pensar nesse projeto como um afloramento de rocha feito pelo homem. Construímos um novo terreno elevado, um novo território, um jardim murado elevado. O teatro ocupa o espaço entre os dois, mas se entrelaça com ambos. O piso do teatro segue os contornos do local, formando o que chamamos de ‘paisagem interior’. 

Fizemos isso porque sentimos que era necessária uma presença maciça aqui, para vigiar e reinventar este lugar, fazendo com que essa nova âncora cultural registrasse sua chegada. A nova chegada cria uma coreografia dinâmica com os prédios públicos vizinhos e cria o cenário para a restauração do histórico centro de mercado”.

 

4. Architecture as New Geography – Venice Architecture Biennale, 2012

Pritzker 2020 Grafton Architects
(Alice Clancy)

“Explorando temas da arquitetura, como geografia construída, paisagem abstrata, paisagem e infraestrutura, e o horizonte e o ser humano, propusemos duas figuras – o Estádio Serra Dourada, em Goiânia, Brasil, e nosso projeto para um novo campus universitário em Lima, Peru.

Por meio de uma variedade de modelos interpretativos de várias escalas e materiais, incluindo pedra, papel para aquarela e papel machê, exploramos a relação entre infraestrutura e paisagem”.

 

5. Offices for the Department of Finance – Dublin, Irlanda, 2009

Pritzker 2020 Grafton Architects
(Dennis Gilbert)

“O conceito fundamental deste novo edifício está enraizado no seu contexto urbano imediato, relacionado às qualidades particulares do parque público de St Stephen’s Green, ao cemitério Huguenot e ao contexto de rua georgiana do século XVIII de Merrion Row.

Nós interpretamos o local como uma continuação de St. Stephen’s Green, com o cemitério formando outro espaço aberto – um jardim secreto – ao longo da rua. O novo edifício pertence a uma tradição de edifícios em Dublin, onde edifícios significativos negociam mudanças drásticas de escala em cruzamentos na paisagem urbana da cidade.

O caráter de St Stephen’s Green influenciou diretamente a decisão de entrar neste novo edifício por meio de uma ‘ponte’, criando um novo limiar”.

 

6. Loreto Community School – County Donegal, Irlanda, 2006

Pritzker 2020 Grafton Architects

“No norte do condado de Donegal, a cidade de Milford se esconde em uma paisagem íngreme. A nova Escola Comunitária Loreto é semelhante em tamanho ao plano da cidade original, com suas ruas principais e terrenos particulares. Esta escola fica em uma paisagem em camadas, abrigando cinco metros abaixo da via pública e com vista para três campos de jogos posicionados 10 metros abaixo.

Perto da baía de Mulroy e exposto ao Atlântico Norte, o telhado ondulado de zinco sobe e desce, criando sua própria paisagem, em resposta ao drama da tipografia local. Luz e ar são atraídos entre as dobras dessa ondulação”.

 

7. Urban Institute of Ireland – University College Dublin, Irlanda, 2002

Pritzker 2020 Grafton Architects
(Ros Kavanagh)

“O edifício consiste em duas camadas que se combinam para formar uma grade espacial de tartan. A “camada do solo” de dois andares é estratificada na direção leste-oeste, estabelecendo camadas de privacidade. A ‘camada do céu’ das luzes do teto funciona na direção oposta norte-sul, costurando visual e volumetricamente os espaços novamente e subvertendo suavemente os requisitos de zoneamento.

Essa tensão – entre a camada estratificante e a camada de costura – resultou em um surpreendente grau de complexidade espacial”.

 

8. North King Street Housing – Dublin, Irlanda, 2000

Pritzker 2020 Grafton Architects
(Ros Kavanagh)

“Este esquema para 82 apartamentos tem como objetivo produzir um edifício que tenha uma modéstia calma. O edifício fica sólido no chão e tem uma sensação de peso e permanência. Os elementos de design são evitados deliberadamente na tentativa de recuperar a presença monumental silenciosa dos edifícios de armazém adjacentes”.

 

Veja também:

Itaú Cultural apresenta a obra e vida de Rino Levi

12 TED Talks sobre arquitetura e design para assistir

Infinito Vão: 90 Anos de Arquitetura Brasileira