O ambiente de 220 m2 é inspirado pela força regeneradora da árvore nativa brasileira e convida à reflexão sobre a ressignificação de nossas vidas

Salvador Cordaro/CASACOR

Responsável pela regeneração de áreas desmatadas ou que estão em recuperação, a embaúba é a inspiração por trás da Casa Cosentino Embaúba, assinada pelo arquiteto e designer Lucas Takaoka na CASACOR São Paulo 2022.

O ambiente proprietário da Cosentino, multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras e sustentáveis para o mundo da arquitetura e do design, tem 220 m2 e é um convite à reflexão sobre a ressignificação de nossas vidas e como reconstruir os pontos defasados e frágeis que foram afetados nos últimos dois anos.

Duas linhas de produto revestem todo o espaço: Dekton®, ideais para aplicações internas ou externas por sua alta resistência a raios solares, riscos, manchas, abrasão e variação de temperatura; e Silestone®, com tecnologia HybriQ+, que utiliza 99% de água reutilizada dos processos produtivos, 100% de energia renovável e no mínimo 20% de matéria-prima reciclada em sua composição.

Na cor Danae, que remete ao movimento da areia no deserto, a superfície ultracompacta Dekton® reveste todo o piso, assim como a lareira e as paredes do banheiro da suíte. Da Sunlit Days, a primeira coleção de Silestone neutra em carbono, o Silestone® no tom Faro White resgata os faróis que apontam o caminho dos navios com uma textura sedosa e macia. O produto aparece na suíte, e na bancada e na ilha da cozinha.

Para compensar a falta de luz natural, por conta da arquitetura do Conjunto Nacional, Lucas apostou em um projeto luminotécnico que preza pelo acolhimento e luminosidade. Trazendo a natureza para dentro do ambiente, a paisagista Bia Abreu explorou espécies que, justamente, lidassem bem com pouca iluminação – como a própria embaúba e plantas típicas da Mata Atlântica.

Outro destaque é o mobiliário autoral. São assinadas por Lucas Takaoka a mesa Abaporú, que faz referência à pintora modernista Tarsila do Amaral; as cadeiras Teresa, uma homenagem à mãe de Lucas e lançada durante a CASACOR São Paulo; as poltronas Belo Horizonte e o sofá Joaquim, que homenageiam o pai do arquiteto e designer; o protótipo das baquetas da cozinha, que devem ser lançadas no próximo trimestre; e o pendente Joatinga.

Peças produzidas pela Ornare completam a cozinha e o quarto, e tapetes trançados à mão da Dom Daqui emolduram os ambientes.

 

CASACOR SP 2022

Quando: 05 de julho a 11 de setembro de 2022

Onde: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 

Horários: De terça a sábado das 12 às 22h; aos domingos e feriados das 11 às 21h

Ingressos: https://casacor.byinti.com/#/ticket/

 

 

Veja também:

Portinari e o sertão na CASACOR SP 2022

Todos os ambientes e detalhes da CASACOR SP 2022

Websérie Alugados: um home office que também é quarto infantil