A mais abrangente mostra da artista plástica brasileira fica em cartaz até 1/8

Reunindo um conjunto significativo de mais de 60 obras, desde 1985 até 2022, pela primeira vez, Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas traz trabalhos inéditos e as séries mais importantes de Adriana Varejão (1964-).

A mais abrangente já realizada sobre o trabalho da artista, a exposição panorâmica ocupa 7 salas e o Octógono da Pinacoteca de São Paulo de 26/3 a 1/8. A artista plástica é considerada uma das artistas brasileiras mais potentes da atualidade.

Muitas das obras tiveram pouca ou quase nenhuma visibilidade no Brasil, como Azulejos (1988) e Ruína Brasilis (2021), que esteve na última exposição de Adriana em Nova York, no ano passado. Peças da série das 3 grandes Línguas, por exemplo, serão exibidas lado a lado pela primeira vez. Dois trabalhos inéditos também integram a mostra: Moedor (2021) e Ruina 22 (2022).

“O que para mim é latente nesta mostra é a maneira como Adriana Varejão trabalha com a pintura pois, desde o início, ela segue uma direção que vai além da bidimensionalidade da tela, usa elementos que rompem a matéria; são frestas, cortes, vazamentos que descortinam uma situação e dão um novo significado, como por exemplo as “vísceras” e “carnes” que se derramam em muitos dos seus trabalhos”, explica o curador Jochen Volz.

As obras de Adriana Varejão fazem parte de acervos de instituições como a Pinacoteca de São Paulo, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Museu de Arte de São Paulo (MASP), e o Instituto Inhotim, onde a artista tem um pavilhão permanente desde 2008.

No exterior, seu trabalho pode ser visto nas coleções da Tate, na Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, no The Metropolitan Museum of Art, e no Guggenheim Museum (Nova York), entre outros.

Adriana Varejão: Suturas, fissuras, ruínas
Quando: 26/3 a 1/8/2022
Onde: Edifício Pinacoteca Luz – Praça da Luz 2, São Paulo, SP , 1º andar e Octógono
Horários: De quarta a segunda, das 10h às 18h
Ingressos: http://pinacoteca.org.br/ingressos-e-releases/ (gratuito aos sábados)
Veja também:
MIS inaugura exposição imersiva de Portinari
Apartamento 203 agora no YouTube!
MICO: cozinha mediterrânea sem vergonha