Cartas pessoais, diplomas de escola, letras de música: tudo sobre o líder do Legião Urbana está no MIS.

Confesso até hoje eu tento cantar Faroeste Caboclo sem errar a letra. Legião Urbana marcou a minha adolescência! Difícil conhecer alguém nascido na década de 80 que não tenha cantado a pleno pulmões em alguma festinha da escola “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”.

Assim foi o nosso último domingo de muita nostalgia na exposição Renato Russo, que está acontecendo no Museu da Imagem e do Som (MIS).

A mostra conta com a curadoria de André Sturm, ex-diretor do MIS e direção de arte do Ateliê Marko Brajovic. Giuliano Manfredini, único filho do artista, concedeu ao museu total acesso ao apartamento de Renato Russo confiando à equipe do MIS sua catalogação, conservação e adaptação para a exposição.

A imersão foi total. De repente, eu e a minha irmã estávamos de volta as festinhas da escola com calça jeans cintura alta e cabelo estranho, rs. Eu encontrei o Renato Russo em cada recordação. Ali estava tudo: cadernos da escola, diplomas do jardim de infância, medalhas de melhor aluno, fotos… muitas fotos.

Em um espaço mais amplo retroprojetores mostravam apresentações em vídeo do Renato Russo. Deu um nó na garganta. Então subimos as escadas e eu me deparo com um espaço com exatas 1.184 cartas que a banda recebeu de fãs. Poxa, eu queria ter uma carta minha colada naquelas paredes também, rs.

O mais legal foi mergulhar no caráter multifacetado de Renato Russo, que, além de compositor, eu descobri que ele também fazia desenhos e pinturas. Estava ali até uma peça de teatro e projetos cinematográficos. Particularidades como suas coleções de anjos e de baralhos de tarô também estavam lá. Foi incrível!

Corredor entrada
Carta dos Fãs

 

Apresentações do Legião no Programa Livre

 

 

Serviço:

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo.

Horário: De terça a sábado das 10h às 21h e domingo das 9h às 19h.
Telefone: (11) 2117-4777

Entrada: R$ 30 ou R$ 15 (meia-entrada)

As terças-feiras a entrada é gratuita.