Primeiro e único brasileiro a receber a premiação que reconhece um dos seus projetos como o mais bonito do mundo na categoria Design Geral.

Morro de orgulho dos profissionais brasileiros! Porque sim, nós temos muito talento e criatividade no território nacional e, ontem, eu recebi a incrível notícia que o arquiteto paisagista Alex Hanazaki conquistou mais um importante prêmio para sua carreira, o ASLA 2017, da American Society of Landscape Architecture. Só para vocês terem uma ideia essa é a mais respeitada associação de arquitetura paisagística mundial, fundada em 1899.

Hanazaki concorreu com grandes nomes internacionais da área, mas nenhum deles chamou tanto a atenção quanto o projeto erguido em uma área de preservação do antigo ambulatório do Jockey Club de São Paulo assinado pelo brasileiro. O projeto premiado imprime equilíbrio entre os traços geométricos da arquitetura e das vegetações, com as funcionalidades dos produtos industrializados. É um espaço contemporâneo em sincronia com o patrimônio tropical brasileiro.

O profissional, considerado um dos grandes nomes da arquitetura paisagística contemporânea nacional, é o primeiro e único brasileiro a receber a premiação que reconhece um dos seus projetos como o mais bonito do mundo na categoria Design Geral.

 

Sobre o projeto

Com mais de 450 m², o projeto instalado no antigo ambulatório do icônico Jockey Club de São Paulo, equilibra elementos industriais com os naturais. Com uso de plantas nativas, de baixo consumo hídrico e manutenção, Hanazaki reforça a brasilidade do espaço, plantando 12 árvores do icônico Pau-Brasil – cultivado em viveiro – em toda área. “Inseri os 12 exemplares de Pau-Brasil no espaço, preservando também espécies já existentes. Achei importante enaltecer e valorizar a natureza local, fazendo relembrar a árvore símbolo do nosso país”, destacou Hanazaki.