FRIENDS — Season 2 — Pictured: (l-r) Matthew Perry as Chandler Bing, Jennifer Aniston as Rachel Green, David Schwimmer as Ross Geller, Courteney Cox as Monica Geller, Matt LeBlanc as Joey Tribbiani, Lisa Kudrow as Phoebe Buffay (Photo by NBC/NBCU Photo Bank via Getty Images)

Ainda que você não seja um grande aficionado por Friends, não há como negar que estamos falando de um dos seriados mais amados de todos os tempos. O último episódio da série foi ao ar em maio de 2004 pela NBC, mas eu ainda assisto como se nunca tivesse visto. O sucesso da série foi tanto que, até hoje, ela ainda é exibida diariamente em diversos países do mundo. Aqui no Brasil, ela é transmitida pela Warner.

Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe formam um grupo de seis amigos que lutam para se sobressair e progredir na competitiva vida de Manhattan. Seu humor inteligente e apoio mútuo incondicional fazem com sua amizade seja cada vez mais forte, superando assim todos os obstáculos que a vida lhes apresenta. Trabalho, família, responsabilidade, dinheiro, sexo, compromisso e, sobretudo, amor e amizade, são alguns dos temas que preocupam e, às vezes, divertem esses personagens. Não foi à toa que o sofá do Central Perk, o café onde se reúnem para conversar, foi trocado duas vezes por excesso de uso. Esta série foi filmada por dez temporadas, conquistando um sucesso após o outro. Sua trilha sonora promocional, “I’ll Be There for You” (Rembrandts), é tão famosa quanto o programa, pois a sua mensagem e o refrão definem perfeitamente o significado da existência da série.

Os fãs ainda fazem alvoroço diante das notícias que envolvem a série ou os atores dela – como, por exemplo, quando a rotina de gravação é relembrada em alguns programas de televisão ou quando o Central Perk foi inteirinho recriado para a alegria de quem pode visitar Nova York.

Algumas curiosidades para os fãs como eu de Friends:

Friends foi criada por David Crane e Marta Kauffman e transmitida NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, com um total de 236 episódios.

Kauffman e Crane começaram a desenvolver Friends sob o título de Insomnia Cafe em novembro de 1993. O diretor de cinema Cameron Crowe alega que a série foi inspirada no seu filme de 1992, Singles. Após várias regravações e alterações, a série foi finalmente nomeada de Friends e estreou na NBC. As filmagens da série ocorreram no Warner Bros Studios, em Burbank, na Califórnia, em frente de uma plateia ao vivo. Depois de dez temporadas no ar, a série chegou ao seu fim. O final da série foi visto por 52,5 milhões de telespectadores estadunidenses, tornando-se o quarto episódio final de série mais assistido na história da televisão.

O criador da série, David Crane, queria que todos os seis personagens fossem igualmente importantes e a série foi elogiada como sendo “o primeiro programa verdadeiramente conjunto”. Os membros do elenco fizeram esforços para manter o formato do conjunto e não permitir que um dos membros dominasse a trama; eles entraram nas mesmas categorias para os prêmios de atuação, optaram por negociações coletivas, em vez de salários individuais, e pediram para aparecerem juntos em fotos de capas de revistas da primeira temporada.

Os membros do elenco se tornaram melhores amigos fora da tela também. O elenco se manteve como bons amigos depois do fim da série, especialmente Cox e Aniston (Aniston se tornou madrinha da filha de Cox e David Arquette. No livro comemorativo oficial de despedida da série, Friends ‘Til The End, cada ator reconheceu separadamente em suas entrevistas que o elenco se tornou sua família