Obra reúne frases e fotos de 200 dos mais renomados nomes do cenário nacional do design.

Imagine comprar um livro de design que por si só é uma peça sofisticada de arte?! É o que você pode esperar do livro Desing é… de Marcelo Lopes, lançado no último dia 17, no Shopping D&D, capital paulista. Mais que um simples livro, trata-se de um objeto de design, assinado e numerado, com tiragem limitada e exclusiva de 1.500 exemplares, impressos em papéis especiais da marca italiana Fedrigoni.
A obra conta com a participação de renomados nomes do design brasileiro como Irmãos Campana, Ruy Othake, Zanine de Zanini, Fernanda Marques, Patricia Anastassiadis, Jum Nakao, Lino Villaventura, Irmãos Fahrer, Ângelo Derenzi, Sergio Zobaran, Maria Di Pace, Ana Maria Wey, Fause Haten, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana, Renata Amaral, Renata Mellão, Bruno Faucz, dentre muitos outros.
Ao todo, 200 profissionais deram suas próprias definições sobre o que é design, entre criadores, curadores, críticos, jornalistas, empresários, executivos, dirigentes de entidades e agitadores culturais. Profissionais que, de alguma forma, dedicam suas carreiras a fomentar o design como cultura e negócio.
“O design é uma atividade coletiva e colaborativa. Tenho grande alegria em reunir nomes tão expressivos em um único livro e poder lançá-lo no Shopping D&D, um dos endereços mais nobres dedicados ao Design no Brasil”, afirma Marcelo Lopes, vencedor de mais de 50 prêmios nacionais e internacionais de design.
O livro marca os cinco anos do DW! Design Weekend, maior festival do gênero da América Latina. O projeto ganhou vida inicialmente como uma instalação expositiva em agosto deste ano apresentada no Instituto Europeo di Design (IED), em São Paulo. O recorte dos nomes, definido em parceria com os organizadores do festival, promove o reconhecimento dos profissionais envolvidos em sua construção e programação.
Para os textos de apresentação do volume, foram convidadas algumas figuras ilustres desse universo, a ex-ministra Dorothea Werneck, criadora do Programa Brasileiro de Design; Freddy Van Camp, designer e professor da ESDI; Auresnede Pires Stephan (conhecido como Prof. Eddy), que já lecionou em várias instituições; Michel Jacques Giordani, CEO da Fedrigoni Brasil Papéis; e Lauro Andrade Filho, idealizador do DW!.

Móbiles que cabem dentro de um livro
A instalação expositiva apresentada em agosto no IED São Paulo acaba de garantir mais um prêmio internacional a Marcelo Lopes. Ele conquistou o ouro no 46º Creativity Awards, categoria Exihibition. A obra buscava deslocar a experiência de quem a visitou, trazendo 200 móbiles suspensos com as frases e fotos dos homenageados. “Passamos tanto tempo olhando para baixo, em nossas telas, por isso quis criar um momento para olharmos para cima. É como se estivéssemos buscando cada estrela de uma constelação. Cada uma tem brilho próprio, mas juntas compõem um universo a ser explorado”, conta Marcelo Lopes, idealizador do Design é… .
A base escolhida para a instalação foi o cubo para exibir diversas faces, assim como o Design, simbolizando as infinitas possibilidades de criação. “Em formato quadrado, a obra impressa navega em oito cores, com as fotos ao estilo portrait, e as frases que definem cada olhar, único e perspicaz, sobre o universo do Design”, detalha Marcelo.
A dimensão espacial dos cubos apresentada na instalação está impressa no livro em cortes especiais – redondos –, dando profundidade, como num mergulho. Durante a leitura, cada conjunto de páginas precisa ser girado em ângulos de 45º e esse movimento vai convidando o leitor a interagir.

Lauro Andrade, Marcelo Lopes e Angelo Derenze

Sobre Marcelo Lopes
Marcelo Lopes é diretor da Associação dos Designers de Produto (ADP) e cofundador do Coletivo Brasil Design (CBrD), que reúne as mais importantes entidades do setor. É sócio-fundador da agência Merchan-Design, que há 25 anos atua com foco no mercado premium.
Em seu portfólio, destacam-se projetos realizados para marcas e personalidades, como Yael Sonia Fine Jewelry, Hotéis Caesar Park, Hotéis Caesar Business, Bernardinho (técnico da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei), Thais Pepe Dermatologia, Hotéis Pullman, Restaurante Agraz, Audi-Senna Imports, R.Coopers Jóias, H.Stern, entre muitos outros.
Com mais de 50 prêmios nacionais e internacionais na carreira, Marcelo Lopes se destaca no mercado graças ao seu processo criativo. Suas peças, repletas de referências lúdicas, interativas e sensoriais, são criadas para promover uma experiência positiva no cotidiano das pessoas.
Alguns prêmios: IF Design, London International Advertising Awards, Tahitian Pearl Trophy, Creativity Awards, A’Design Award, Idea Brasil, Prêmio Objeto Brasil. No Ranking do A’Design Award (2010-2015), Lopes ocupa a terceira posição entre os designers brasileiros mais laureados no prêmio italiano, além de ser o segundo no mundo na categoria “Graphic and Communication Design”.