Ingredientes

Para o arroz

·         2 xícaras (chá) de arroz moti
·         3 xícaras (chá) de água
·         Gergelim branco e preto torrado a gosto

 

Para o Picadinho

·         2 bifes de contra-filé (cerca de 300 g)
·         150 g de ervilha-torta
·         1 pimentão vermelho
·         250 g de cogumelos-de-paris
·         1 cebola em cubos médios
·         2 dentes de alho em tirinhas
·         1 pimenta-dedo-de-moça fatiada fino sem semente
·         1 pedaço de gengibre cerca de 2 cm) ralado
·         1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu)
·         1/2 xícara (chá) de água
·         1 colher (sopa) de vinagre de arroz
·         2 colheres (sopa) de amido de milho
·         2 colheres (sopa) de óleo
·         1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional)
·         amendoim torrado, sem casca picado

Modo de preparo do arroz

1.       Coloque o arroz numa peneira e lave sob água corrente até a água sair menos branca. Transfira para uma panela média e cubra com a água.

2.       Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até começar a ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos com a tampa entreaberta, até que o arroz absorva toda a água – ele fica levemente úmido e grudadinho.

3.       Desligue o fogo, tampe a panela e deixe o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor por mais 5 minutos. Na hora de servir, salpique com o gergelim torrado.

1.       Corte os bifes em tiras finas e transfira para uma tigela – descarte os pedaços maiores de gordura. Não volte a carne para a geladeira: ela precisa estar em temperatura ambiente para não esfriar o fundo da panela na hora de cozinhar.

2.       Faça o pré-preparo: lave e seque a ervilha-torta e o pimentão; com uma faquinha, puxe e descarte a fibra das ervilhas-tortas, empilhe uma sobre a outra e corte em 3 fatias na diagonal; descarte as sementes e corte o pimentão em quadrados médios; corte cada cogumelo em quartos.

3.       Leve ao fogo médio uma panela wok (ou uma frigideira grande) para aquecer. Enquanto isso, numa jarra medidora (ou tigela), coloque a água, o shoyu, o vinagre de arroz e o amido de milho. Mexa bem com uma colher para dissolver.

4.       Assim que a frigideira aquecer, regue com 1 colher (sopa) de óleo e junte as tirinhas de carne. Deixe dourar por cerca de 2 minutos – só mexa quando a carne descolar da panela.

5.       Afaste as tirinhas de carne para as laterais da panela e regue o centro com o óleo restante. Acrescente a cebola, o pimentão e a ervilha-torta. Refogue por 2 minutos, sem misturar a carne.

6.       Junte o alho, a pimenta e o gengibre. Misture bem, inclusive com a carne, e refogue por mais 1 minuto. Por último, acrescente o cogumelo, misture e deixe cozinhar por apenas 2 minutos – a ideia é que permaneçam firmes.

7.       Regue com a mistura de água, shoyu, vinagre e amido. Mexa até formar por cerca de 2 minutos até formar um molho grosso. Desligue o fogo, acrescente o óleo de gergelim torrado e misture.

8.       Sirva o picadinho polvilhado com amendoim e acompanhado de arroz moti com gergelim.