A iluminação sempre é uma aliada na decoração. Em alguns momentos ela pode fazer parte dela.

No projeto da varanda, queríamos fugir do tradicional, por isso buscamos uma iluminação que combinasse com a linha industrial do ambiente.

Depois de muitos desenhos e pesquisas, chegamos ao projeto ideal para essa iluminação: uma estrutura de eletrocalha fixada no teto, e pendentes com lâmpadas de filamentos de carbono, que seriam enroladas nessa estrutura. Uma ideia simples, com um resultado fantástico.

Vamos então aos materiais, projeto e execução.

Materiais

 

Para a estrutura dessa luminária, utilizamos:

  • Uma eletrocalha perfurada de aço zincado com secção de 5 x 5 cm, com 3 metros de comprimento;
  • Dois suportes para a eletrocalha
  • Cabo PP 2×1,5mm preto
  • Conectores para fios
  • Spray preto fosco
  • Lona plástica
  • Pendentes e lâmpadas, em nosso projeto utilizamos 5.

Antes de começar a instalação, pintamos com o spray a eletrocalha e os suportes de preto fosco. Uma dica nesse processo é não aplicar muita tinta no mesmo ponto de uma única vez, não tente cobrir com a tinta logo na primeira aplicação. É preciso borrifar a tinta com calma, para que ela não escorra e evitar que crie marcar na superfície do metal. Fizemos toda essa etapa em dois dias, uma demão no primeiro dia, e o retoque final no dia seguinte. Aproveitamos e pintamos também os parafusos e arruelas que foram utilizados para fixar o suporte da eletrocalha.

eletrocalha-materiais eletrocalha-pendentes

Projeto e Execução

O projeto dessa luminária é bem simples:

Primeiro centralizamos a eletrocalha na mesa e marcamos no teto onde seriam fixados os suportes dela. Deixamos 30 cm de balanço em cada ponta da eletrocalha e fizemos os furos na laje com 240 cm de distância entre eles.

eletrocalha-elevacao-projeto

Depois, fizemos a conexão dos pendentes, emendando cada pendentes no cabo PP, utilizando os conectores para facilitar a instalação.

Por último, conectamos o cabo PP no ponto de luminária existente no teto e enrolamos os pendentes na eletrocalha, até ficar como queríamos.

eletrocalha-final-2 eletrocalha-final-1 eletrocalha-lampadas eletrocalha-lampada