Em viagens como ao deserto do Atacama, saber o que levar na mala é tão importante quanto a própria passagem.

Pensando nisso e em nossa experiência no Atacama, montamos uma lista dos itens indispensáveis para uma aventura sem complicações.

Kit-sobrevivência:

Sempre que sair do hotel, seja para almoçar ou para um passeio, lembre-se de utilizar todos os tipos de protetores possíveis, nosso corpo não está preparado para climas como o do Atacama. Recomendamos levar: protetor labial, protetor solar, colírio que imita a lágrima e soro fisiológico para hidratar o nariz.  Passe todos esses itens várias vezes ao dia, mesmo quando não sentir necessidade, no começo marque no relógio, assim não corre o risco de esquecer. Não se esqueça também do creme hidratante para depois do banho. Acredite, se você NÃO seguir essas recomendações provavelmente terá problemas. A pele fica tão ressecada que chega a rachar. Os lábios serão os primeiros, caso não sejam hidratados constantemente. Não vale a pena estragar uma viagem incrível como essa, por causa desses descuidos.

kit-de-sobrevivencia

Roupas:

Além de roupas para jantar e sair a noite, é fundamental entender quais os passeios irá fazer e as temperaturas que irá enfrentar. Infelizmente, os dias e noites são extremos, muito calor durante o dia, e muito, mas muito frio durante a noite. Leve agasalhos e roupas para o frio. Roupas leves também são importantes, afinal, quase todos os passeios são feitos de dia. No sol, usamos quase o tempo todo camisetas branca de algodão, ou roupas com cores claras. Para os passeios que saem de madrugada como o que leva aos gêiseres, coloque muito agasalho, blusa de lã, meia de lã, gorro, luvas, calça corta-vento por debaixo da roupa, se proteja ao máximo. O frio é extremo, absolutamente cortante. Pegamos -8ºC, experiência única!

kit-de-sobrevivencia-roupas

Calçados:

Quase todos os passeios são feitos a pé, indispensável um par de tênis ou botas confortáveis.

kit-de-sobrevivencia-calcados

Acessórios:

Durante o dia esteja sempre de óculos de sol, o reflexo da areia pode ser bem traiçoeiro. Boné ou chapéu são muito bem vindos, toda a proteção nunca será um exagero. Em alguns passeios, lembre-se de levar toalhas e traje de banho caso você queira tomar banho, como nas termas ou na lagoa salgada.

Orientações gerais:

A regra número um é: beba muita água, seu corpo precisa estar hidratado. Evite comidas pesadas e bebidas alcoólica s nas noites que antecedem os passeios de grande altitude, como o Salar de Tara e o Gêiseres El Tatio. O chá de coca ajuda a diminuir os sintomas do Soroche – o mal das alturas. Saiba que não há hospital, nem pronto socorro em San Pedro de Atacama, por isso, todo cuidado é pouco. Caso precise, existe um ambulatório que funciona de dia. Para atendimento médico com mais estrutura você encontra a 100 km dali, em Calama.