Fronteira com a Bolívia e Argentina, San Pedro de Atacama é uma cidade da província de El Leoa, na região de Antofagasta, que serve como base para se explorar o Deserto do Atacama. A cidade é basicamente toda voltada para o turismo da região. Ao Norte do Chile, o lugar tem cerca de 3 mil habitantes.

rua-caracoles

Do aeroporto de Calama até San Pedro são 105 quilômetros, pouco mais de uma hora de puro deserto. Prepare-se para as melhores imagens da sua vida!

estrada

Você pode esperar um deserto de paisagens lunares, rodeado de vulcões com inversões térmicas bruscas. A temperatura pode chegar a 30 graus de dia e a menos dois na madrugada. Vá preparado para as bruscas mudanças climáticas.

solmaforo

Você precisa de 6 dias para uma viagem ao deserto do Atacama sem deixar nenhum dos principais passeios de fora do roteiro.

20141109_133055

Todas as atividades podem ser contratadas diretamente nas agências de San Pedro de Atacama. O centrinho é pequeno e todas ficam bem próximas. Por isso, aproveite para visitar mais de uma e comparar preços. (Reservando vários passeios com uma só agência, não deixe de pedir um descontinho!).

Uma dica importante é informar-se sobre o número de pessoas em cada saída e se é oferecido lanche no final do tour. Muitas agências terminam os passeios com uma pequena refeição montada em pleno deserto. O que é uma maneira ótima de confraternizar com o grupo e de curtir um pouco mais a paisagem.

Reserve com antecedência os passeios se você for viajar na alta temporada, que vai de junho a agosto, ou caso faça os tours com uma agência específica.

Nós fechamos todos os passeios com a Lickan Antay.

san-pedro-atacama-3

casal-idoso

A cidade oferece uma diversificada infraestrutura de bares, restaurantes, cafés, lojinhas, mercados para receber os turistas que vão desde mochileiros, passando por senhores dinamarqueses fofos.