A convite da Eternit, fizemos uma visita guiada para conhecer a 32º Bienal. Sob o título Incerteza viva, a 32a Bienal de São Paulo tem como eixo central a noção de incerteza a fim de refletir sobre atuais condições da vida em tempos de mudança contínua e sobre as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição se propõe a traçar pensamentos cosmológicos, inteligência ambiental e coletiva assim como ecologias naturais e sistêmicas.

Obra “Migração, exclusão e resistência” de Carla Filipe

 

Para que possamos enfrentar objetivamente grandes questões do nosso tempo, como o aquecimento global e seu impacto em nosso hábitat, a extinção de espécies e a perda de diversidade biológica e cultural, a instabilidade econômica ou política, a injustiça na distribuição dos recursos naturais da Terra, a migração global, entre outros, talvez seja preciso desvincular a incerteza do medo. A incerteza está claramente conectada a noções endêmicas no corpo e na terra, com uma qualidade viral em organismos e ecossistemas. Embora esteja atrelada à palavra crise, não é equivalente a ela. Incerteza é, sobretudo, uma condição psicológica ligada aos processos individuais ou coletivos de tomada de decisão, descrevendo o entendimento e o não entendimento de problemas concretos.

Aprender a viver com a incerteza pode nos ensinar soluções. Compreender diariamente o sentido da Incerteza Viva é manter-se consciente de que vivemos imersos em um ambiente por ela regido. Assim, podemos propor outras formas de ação em tempos de mudança contínua. Discutir incerteza demanda compreender a diversidade do conhecimento, uma vez que descrever o desconhecido significa interrogar tudo o que pressupomos como conhecido.

Pierre Huyghe exibe o filme ‘De-extinction’ e cria sala com insetos
Pierre Huyghe exibe o filme ‘De-extinction’ e cria sala com insetos
Proposta da mexicana Mariana Castillo Deball, cujo trabalho se apropria de um processo arqueológico para executar uma monotipia ancestral.
As instalações de Víctor Grippo são compostas de objetos do cotidiano. Em Analogía I (1970), a mesa e a terra sugerem a ideia de um ciclo: a energia contida nas batatas sobre a mesa retorna à terra e se renova para se transformar, novamente, em energia e alimento.

32ª Bienal de São Paulo – Incerteza viva
Das 09h às 19h, até 11 de dezembro de 2016
Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, Portão 3

 

O Pavilhão Ciccillo Matarazzo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o prédio é um verdadeiro ícone da arquitetura modernista brasileira, tombado pelo Patrimônio Histórico.

pavilhao-ciccillo-matarazzo